O ACORDO BILATERAL MERCOSUL - UNIÃO EUROPEIA SERÁ VANTAJOSO PARA QUEM?

Acordo Mercosul - UE para mim, seguindo os termos que consegui ler e compreender, é uma "nova" recolonização.

A despeito de entrar alguns bilhões de dólares nos caixas de nossas elites coloniais, e relativos impostos e taxas (que não se tem dimensão das porcentagens) nos caixas da união federal, estados e municípios, seguem minhas dúvidas do que o povo brasileiro, e dos outros países do Mercosul, ganharão com o acordo bilateral.

Balela que se tornará o maior mercado do mundo, cerca de 750 milhões de pessoas, pois só o BRICS tem mais de três bilhões de almas consumidoras.

Ademais, vamos seguir exportando (mesmo que a melhores taxas) produtos primários, alguns serviços, energias e talentos, e comprando da UE tudo que é industrializado, tecnologias, ciências, e serviços de ponta.

Nada diferente, do que fazemos há 500 anos.

Vamos seguir exportando comida, commodities, garantindo a segurança alimentar europeia, mas e a dos nossos povos, brasileiros e latino-americanos e caribenhos?

Por fim, me causa espanto esse "empenho" do governo Lula, que espantou até o Chanceler alemão, Olaf Scholz.

Por que a pressa, se o mais coerente, e relativamente "vantajoso", seria ampliar os BRICS, com a entrada do Mercosul, nesse bloco asiático?

Não aceitamos entrar na Alca, grande acerto, e agora vamos nos ajoelhar para a UE?

A UE sabe que a Rússia, e a Eurásia, estão ganhando geopolítica e economicamente, sobretudo, após o brexit do Reino Unido, e sua particular comunidade britânica, onde os EUA seguem por detrás financiando, comprando e vendendo, dando lastro e segurança, e que só entrando nos mercados sul-americanos, tendo o Brasil e Mercosul no eixo, poderão se reequilibrar e retomar o poder econômico e geopolítico esvaído.

Lula pode estar entrando num terreno minado, acreditando ser um excelente caça-minas.

Eu recomendo calma, prudência e canja-de-galinha.

Marco Paulo Valeriano de Brito
Enviado por Marco Paulo Valeriano de Brito em 06/02/2023
Reeditado em 06/02/2023
Código do texto: T7712889
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.