LIBERDADE DE EXPRESSÃO SEM SIGILO
LIBERDADE DE EXPRESSÃO SEM SIGILO
Valéria Guerra Reiter
Vivemos sob a égide de Três Poderes que se coadunam, porém também entram em crise. Como o próximo fragmento comprova:
“O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em sigilo de 5 anos a lista de 3.500 convidados para o coquetel oferecido no Palácio do Itamaraty após a posse presidencial, no dia 01 de janeiro”.
Sigilo? Segredo que impede o conhecimento de um fato, uma caixinha de pandora fechada. O que realmente me dói é assistir o povo ser posto de lado, quando fica impedido de saber. Que democracia é esta?
Os decretos são documentos que determinam... Vejamos o seguinte: “O sigilo de 100 anos foi criado em 2011, junto à Lei de Acesso à Informação. A temática ganhou espaço durante as eleições de 2022 e voltou à tona com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva(PT) à presidência ao longo da campanha, Lula falou sobre as decisões de Jair Bolsonaro de impor sigilo a algumas informações, como o processo sobre a participação do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, em relação à Pandemia da covid-19.
E nós jornalistas clamamos por transparência, por ética. E como seres investigativos: não podemos abrir mão da excelência em termos de notícias. Já que o tripé que sustenta o bom jornalismo se constitui em verdade, senso crítico e confiabilidade para uma comunicação de vanguarda.