Algo que Leonel Brizola disse

 

Depois de retornar do exílio o político gaúcho Leonel Brizola, tido como grande líder esquerdista, concorreu em diversas eleições, inclusive para presidente, e duas vezes foi eleito governador do Rio de Janeiro.

Eu não sou e jamais serei da esquerda, todavia, como gosto de ser isento, acho importante lembrar algo que Brizola falou naquela época, na televisão ou nos artigos que publicava em jornais e eram conhecidos como "tijolaços".

Ninguém me contou, eu assisti o Brizola falando sobre os problemas do Brasil e observando que não era preciso mudar o sistema, podiam-se fazer as reformas necessárias dentro do sistema vigente.

Trocando em miúdos, não era preciso implantar o socialismo, podia-se conservar o capitalismo.

Brizola também sugeriu que se tomasse a Austrália, país capitalista bem organizado, como modelo.

O que ele disse na tv repetiu nos tijolaços.

Isso é deveras interessante, pois o que vemos hoje na linha principal da militância esquerdista brasileira é o que sempre defendeu a esquerda marxista raiz, ou seja, que o socialismo é inevitável e obrigatório, que virá de qualquer maneira. Leon Trotsky por exemplo encerra seu livro "Moral e Revolução" com uma declaração de fé religiosa por assim dizer, no triunfo final e definitivo do comunismo.

Para muitos o socialismo é só uma etapa para chegar ao comunismo total.

Ora bem. Donde vem esse estranho messianismo se, independente de muitos esquerdistas acreditarem em Deus, no marxismo raiz não existem nem Deus nem a alma?

O fato é que Brizola propôs um caminho diferente e que cada vez mais me parece de bom senso, afastando-se dessa imposição arbitrária do socialismo. Não devemos esquecer o que a história dos séculos 20 e 21 provam sobejamente: onde quer que se instale o socialismo produz miséria, fome, desesperança e opressão.

Reparem bem, Brizola propôs como modelo a Austrália, não Cuba.

Não posso dar os dados exatos, mas quem tiver a coleção dos tijolaços ou as filmagens dos pronunciamentos de Leonel Brizola poderá encontrar as citadas declarações.

Por isso, eu penso que os esquerdistas atuais do Brasil bem poderiam esquecer um pouco o petismo com sua incompetência e buscar um retorno a certas idéias de Brizola. De minha parte repito que não sou esquerdista, e penso que o capitalismo é muito melhor que o socialismo. E para tornar o capitalismo mais humano a solução é aplicar a DSIC, a Doutrina Social da Igreja Católica, exposta nas encíclicas sociais como a Rerum Novarum de Leão XIII.

 

 

imagem wikipedia