O MARKETING DA CANETA NA INVERSÃO IDEOLÓGICA✍️✍️
Quem gosta das Ciências Políticas sabe que se trata duma dinâmica bem complexa e, com o exercício da observação pelos tempos subsequentes, percebe que , para se enxergar com nitidez os movimentos, há de se ouvir o que não é dito, de se ler o que nunca será escrito e, sobretudo , de se sentir o subliminar do que é notoriamente encenado.
Duma forma bem simples, a dinâmica dessa Ciência pendula através dos dois polos duma balança: a ideologia de Esquerda, dita progressista , ao lado da força do trabalho e a ideologia de Direita , dita conservadora, ao lado do Capital da elite.
As demais correntes que derivam desses dois pratos básicos variam desde as ultras Esquerda e Direita até às diversas nuances dessas, inclusive pelo pensamentos mais moderados, tidos como " fiéis da balança".
Importante perceber que " todos os caminhos levam a Roma" o que significa dizer que todos os instrumentos políticos visam os mesmos Fins, ou seja, tomar e eternizar o poder rumo às benesses do CAPITALISMO.
Tudo isso para falar um pouquinho das CANETAS em evidência nas nossas duas últimas posses presidenciais.
Canetas que escrevem a História...
Na posse do penúltimo Presidente de Direita, de ideologia que, ao menos em tese, prega o Estado liberal, pouco interventor, a favor da propriedade e da Economia mais voltada ao Capitalismo, a caneta era a CANETA DO POVO, um mera BIC , que em nada combina com o Capitalismo selvagem que geralmente ocorre na livre Economia de Direita: Sempre com o apoio notório do Capital maior.
Mas a mensagem da HUMILDADE populista estaria ali representada em prol do povo mais carente.
Na última posse, a dum Presidente de Esquerda , o Marketing novamente inverteu a base ideológica do Socialismo, lançando na posse presidencial uma assinatura feita com uma Mont Blanc, símbolo inconteste do Capitalismo consumista, justamente nas mãos duma voz que o refuta , que defende a igualdade e justiça sociais, a oposição " às elites", o socorro aos mais pobres, bem como um Estado mais interventor na Economia; menor consumismo e, em tese, o não incentivo à propriedade privada.
E a Mont Blanc ali, coitada, meio sozinha , refutando tudo o que é prometido, perdida numa página nunca escrita por ela ...sem saber o que fazer...😉🤫
Talvez a mensagem fosse " nós também podemos, contanto que parte do CAPITAL nos dê suporte!".
Enfim , um Marketing que notoriamente MAQUIA O DNA IDEOLÓGICO de ambos os nossos presidentes, apenas em teóricas antíteses de intenções de raízes .
A posse Capitalista representada na humildade populista assinada pela Bic e a posse Socialista na elitista caneta "pompo- populista" assinada pela Mont Blanc.
Oi?🫢 Como assim?
O que podemos deduzir desse marketing paradoxal? 🤔
Sim , que os fins justificam os SEMPRE iguais MEIOS dos políticos e de suas propagandas, inclusive.😁
Os caminhos são iguais e a corrida pelo poder é apenas um revezamento de horas ( aqui dum mesmo time, diferentes mais iguaizinhos nos desejos!) e rumo ao mesmo objetivo: ludibriar o entendimento do tudo que tem pressa existencial.
Os ditos pobres somos todos nós, cada um com uma fome diferente, meros instrumentos canetados no tempo.
HISTORICAMENTE, enquanto as fomes aumentam as canetas se refastelam nas dores.
Mas os analgésicos nunca sanam as doenças que doem cronicamente.
É preciso prestar bastante atenção: dizem que o inferno queima nos " detalhes".
Inclusive o atual inferno de tantas vidas que alimentam as canetas...tanto as BICS quanto as MONTBLANC.
De fato..." Os fins justificam ( e assinam!) os meios".