O fanatismo e radicalismo em política pode ser trágico

Ainda menino me envolvi em lutas políticas, estudantis, política e mesmo no Movimento Sindical do Brasil... Lá se vão mais de 50 anos.

Fui militante clandestino e também na legalidade, mas sempre me afastei de idéias mais radicais que buscavam utilizar armas, explodir Bombas etc...Sempre acreditei num movimento pacífico, no convencimento e num país com um imenso analfabetismo normal e político, o risco de Movimentos armados só poderia resultar em tragédias, inclusive, muitos ex guerrilheiros fizeram autocrítica e mudaram de posição no Brasil e em outros países sul-americanos.

A maioria do povo, mesmo gente até com formação superior e intermediária e mais ainda, pessoas sem nenhuma visão política, podem ser cooptadas por grupos políticos e virar pessoas fanáticas e radicais, mas no fundo nunca terão uma visão clara do jogo de poder, não tem noção de ideologias políticas e , geralmente, acabam defendendo líderes que no fundo não tem noção exata de quem é aquela pessoa, o que já fez e o que pretende de fato uma vez no poder.

Eu acredito que o processo democrático Pacífico e alternância de poder pode nos levar a avanços sociais, políticos e até termos retrocessos graves, mas devemos lutar pelo processo pacífico e iniciar uma luta cívica no Brasil visando um processo de educação avançado e também um movimento por escolas técnicas, geração de empregos e fortalecermos o chamado Terceiro Setor ou Cooperativas, é preciso tirar milhões de brasileiros da exclusão, da fome e do analfabetismo escolar e político.

Durantes uma greve de Ferroviários que dirigi na região do Pantanal, apareceu um grupo de pessoas do fora da ferrovia, disseram que eram solidarios a nossa luta pelo trem 🚆 e pela ferrovia RFFSA eles proponham ajudar derrubando parcialmente uma ponte com explosivos para não passar trem mais e não haver fura Greves até o fim. Eu disse que nosso papel era defender o patrimônio público e tentar impedir demissões, porém nossa luta era pacífica. Eu fiquei preocupado e mobilizamos trabalhadores e ativistas para impedir qualquer tentativa desse tipo. Por isso, deve haver Muito cuidado com radicais e gente capaz de fazer loucuras. Eu era diretor do Sindicato e o responsável pela mobilização na região. Anos 80 até início dos anos 90.

É necessário evoluir socialmente e incluirmos cada vez mais o povo ou continuaremos uma gangorra social de avanços e retrocessos graves , como vem ocorrendo nos últimos anos

O Brasil a meu ver é um país muito rico e de potêncial extraordinário, para vermos uma população de mais de 120 milhões de famintos, desempregados, remediados... Como se fossemos um país pauerrimo e sem possibilidades e alimentando uma minoria de Privilégiados e gente no poder sem compromisso com a cidadania e o país.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 25/12/2022
Reeditado em 25/12/2022
Código do texto: T7679483
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.