DEMOCRACIA CABE NA DIREITA E NA ESQUERDA, NÃO É PRIVILÉGIO EXCLUSIVO.
DEMOCRACIA CABE NA DIREITA E NA ESQUERDA, NÃO É PRIVILÉGIO EXCLUSIVO.
Muito se fala em democracia, seja ideólogo de direita ou de esquerda, sempre alegando ser a democracia uma anti-ditadura.
Direita esquerda surgida na revolução francesa, onde os conservadores que queria manter a monarquia sentavam a direita e os revolucionários que queriam mudança sentavam a esquerda.
Anti-ditadura na verdade existe na direita e na esquerda, ou seja, a democracia pode conviver na esquerda ou na direita, que também poderíamos chamar de esquerda mais para o social, e direita mais para o capital.
Na verdade, no Brasil, acredito que vivemos um sistema misto, onde houveram e ainda há tendencia da esquerda e da direita e prevalecer no poder com suas ideologias, contudo nem um lado ou outro imaginam radicalizar aos extremos, pelo menos não na trajetória do poder, pregam a ideologia parcial de suas metas, ao publico em geral, até por que os eleitores como na ultima eleição estão divididos meio a meio.
Esta divisão ainda não é só na ideologia, muitos ainda votaram na esquerda, ou na direita por rejeição a pessoa do candidato a representar estas ideologias; fazendo com que a rejeição fosse determinante para a votação expressiva que cada lado teve.
Nem todos os eleitores de Lula, querem a esquerda, uma porcentagem grande rejeitava Bolsonaro, e acreditavam ainda que como o congresso eleito é mais de direita, mesmo rejeitando Bolsonaro, dificilmente Lula conseguirá “guinar”, mudar muito a esquerda a ideologia política deste pais, o que motivou aqueles que rejeitavam Bolsonaro a excluí-lo como candidato a Presidente, é certo que o inverso também ocorreu, muitos que rejeitavam Lula também votaram em Bolsonaro, mas no final venceu Lula.
Apesar dos protesta a anti-lula com cores verde amarela, tentando desesperadamente arrumar alguma maneira de impedir a diplomação e até a posse de Lula, parece que não vai ter sucesso estes protestos.
Muita gente importante no cenário político, empresarial, e o povo em geral participaram ativamente ou não dos protestos, mas com a diplomação ocorrida ontem dia 12/12/2022, dificilmente mudará o resultado da eleição, ou seja, impedirá a posse de Lula.
Mesmo ações contestando eleição, mesmo ações no STM, pedindo prisão de Ministro do STE E STF, a esta altura, dificilmente mudará o resultado da eleição, acredito que Lula será empossado presidente no dia 01/01/2023.
Em princípio, será o presidente de todos os brasileiros, fiscalizados por um congresso mais de direita, visto que na disputa Bolsonaro influenciou o povo a votar em muitos candidatos considerados de direita (mais liberal/conservador), menos de esquerda, o que fará com que Lula para governar terá que se adaptar, aceitar as posições destes eleitos de direita.
O “Centrão” que nasceu com a carta comunista de “Mario Covas” na década de 1980 no Congresso Nacional, fez juntar um grupo que veio a se chamar de “Centrão” para combater a carta que pretendia acabar com o capitalismo e o direito de propriedade, campanha ideológica do Fórum de São Paulo, que pretendia transformar a América Latina em uma federação comunista a exemplo e apoitada pela China e Rússia, como Cuba.
Mas o Centrão lá impediu, e agora até sem o Centrão o congresso está mais à direita e Lula para governar terá que formar um Centrão mais a esquerda para poder passar alguma coisa pelo Congresso
Lula depois de várias tentativas chegou a Presidência de 2003/2011, com uma reeleição, e apesar de ter vindo como revolucionário da esquerda e ser um dos líderes do Fórum de São Paulo, pouco conseguiu progredir na ideologia marxista/comunista, tendo conseguido alguma evolução mais para o social, bem como aumentar o tamanho do Estado, mas o Brasil tem a excência do capitalismo e mudar esta excência para um comunismo marxista, onde a propriedade privada deixaria de existir é quase impossível e espera que seja impossível, até porque, até estes esquerdista querem tem patrimônio, como no caso de Lula, já é um grande proprietário de dezenas de milhões, enquanto seu filho de vários bilhões, e o partido no geral gerou a partir de 2003, muitos proprietários de capitais com milhões e bilhões criando uma economia capitalista.
O social, não é ideologia só da esquerda, a direita conservadora ou liberais também sempre pensam no social, e até apoiam e injetam no social, nos auxílios emergencial para tirar os brasileiros da linha abaixo da pobreza, pois só assim, se tornaram ativos na linha de consumo para girar a econômica capitalista, então distribuição de renda não é coisa de esquerda, é também coisa de direita, que apoia não só os pobres abaixo da linha da pobreza como também o aumento da qualidade salarial, para poder aumentar as capacidades econômicas de mercado.
O governo Bolsonaro ampliou com a pandemia ajuda emergencial, muito acima do que a esquerda havia feito no passado, e esta injeção de recurso, serviu para complementar a renda de milhões de brasileiro e criou impacto econômica, muita venda de celular, cerveja e picanha com certeza.
Afinal foram em mais de três anos, quase um trilhão injetado na economia através de ajuda emergencial, além de manter e ampliar as bolsas que já existiam.
Lula por mais que queira talvez não consiga continuar estas injeções, devido ao endividamento que isto ocasionou ao governo central.
Então salvo alguns pequenos choques, acredito que não podemos esperar mudanças muito drástica com a posse e o novo governo de Lula, até porque, se não administrar o novo Centrão que irá se formar em seu governo, não conseguira governar e talvez conseguirá mais um impeachment contra si, então para se manter no poder terá que atender também a direita conservadora liberal.
Sempre haverá DEMOCRACIA e sempre haverá DITADATURA, inclusive na democracia, que é a decisão da maioria fazendo leis que impõe a muitos uma ideologia ou comportamento que não desejaria. 13/12/2022.