A Capa Preta no Direito
A Capa Preta começou a ser usada na Roma Antiga.
A Capa Preta é sim um símbolo da magistratura.
A Capa Preta representa, além do sacerdócio de um juiz, a sua isenção e imparcialidade.
Quando todos se levantam na chegada de um magistrado ao recinto de um tribunal, não o fazem para homenagear o indivíduo, mas sim em respeito à” Toga” que ele veste.
No momento está sendo realizado um movimento coletor de assinaturas no Senado para que os políticos possam protocolar uma CPI - já batizada de CPI Lava Toga - com o objetivo de investigar os excessos exercidos pelos Magistrados, cada vez mais abusivos, de toda a sorte e má sorte, desrespeitando o cidadão e por conseguinte a Constituição. Eu queria aproveitar a oportunidade para fazer chegar até aos congressistas a idéia de pedir também pela abolição da Capa Preta. Isso mesmo. Não respeitam nem a Lei Orgânica dos Magistrados. Ora, se a deferência é pela Capa e tudo virou uma bagunça, porque não usar uma roupa comum pra “trabalhar”?
São 12 assistentes *(saca-trapos) apelidados de Capinhas cujos salários vão de 2,5 mil à 11,7 mil por mês, só pra arrastarem togas e cadeiras, pra lá e pra cá,
Pergunto aos televisivos Artistas: vocês não acham que o certo pode ser incluído no Direito, ou o Direito pra vocês está sempre certo?
* Saca-trapo: haste de arame espiralado com tira de retalhos na extremidade
para limpeza de pólvora nos canos de espingardas
* Saca-trapo: apelido dado aos puxa-sacos (auxiliares) de antigamente