TENTANDO ENTENDER O BOLSONARISMO

TENTANDO ENTENDER O BOLSONARISMO

Escrevo essas esperançosas a mal traçadas linhas às 15:30 h do dia 30/10/2022, segundo turno das eleições pra presidente, ou seja, faltando uma hora e trinta minutos para o encerramento desse tão importante e histórico evento.

Acredito, pelo ¨andar da carruagem¨ e das pesquisas sérias de intenções de voto, que Lula vai ganhar, porém, com pouca diferença.

No que pese minha imensa satisfação de ainda estar vivo para ver e participar da iluminação do nosso país após uma escuridão de quatro anos e mais quatro de lusco fusco com Dilma Roussef e Michel temer, uma constatação tem me preocupado de forma contundente: esses prováveis mais de cinquenta milhões de eleitores de Bolsonaro.

Como pode ser explicado o fenômeno ¨BOLSONARISMO?

Um governo desastrado, sem programas e políticas públicas definidas, recheado de denúncias e evidências de corrupção, com mais de cento e trinta processos e solicitações de impeachment por irregularidades, todos estancados pelo Congresso e pelo Procurador Geral da República, cuja nomeação também fugiu da tradição do Ministério Público, descasos e sucateamento da educação e saúde pública, assim como do meio ambiente, isolamento do Brasil para com o mundo civilizado e ,principalmente, o inacreditável e terrível absurdo ocorrido durante a pandemia, com a negação da mesma, estímulo à imunidade de rebanho e aglomerações, indicações criminosas de tratamentos ineficazes comprovados cientificamente no mundo todo e a total indiferença ao sofrimento humano das vítimas e familiares, com chacotas e piadas de mau gosto.

Grande parte desses fatos foram filmados e falados em público, transmitidos pela mídia, não havendo como refutá-los alegando falta de provas.

Pois bem, após muita análise e reflexão a respeito, cheguei à seguinte conclusão: Identifico três tipos de pessoas que apoiam o bolsonarismo.

1. Aquelas com deficiências de informações, seja por ignorância, falta de leitura, cultura, influência e má fé religiosa, valores arcaicos e preconceituosos familiares e sócio culturais. Incluo nesse grupo grande parte dos carentes e desprovidos economicamente, os religiosos, particularmente evangélicos neopentecostais e pessoas das classes privilegiadas como os empresários detentores dos meios de produção e boa parte da classe média, trabalhadores e profissionais liberais, muitas vezes competentes nos seus ofícios mas com evidentes déficits de cultura geral, conhecimento da história, sociologia e humanidades.

Exemplo: sexta passada, dia 28/10, dia do debate presidencial da Globo, estava de plantão e assisti ao debate com quase todos os colegas médicos, em torno de dez. Destes, somente eu e mais um jovem e competente cirurgião, éramos a favor de Lula. Os outros, também jovens e exímios profissionais nas suas respectivas áreas, eram a favor de Bolsonaro. Procurei indagar o motivo e quase todos mostraram seus despreparos culturais nas áreas de humanidades, tendo um, inclusive, que se declarou liberal e quando perguntei sobre o liberalismo, sua história e seus teóricos, não soube responder, alegando que isso não interessava..

2. Aqueles que votam no Bolsonaro pelo simples fato de serem opositores de Lula e do PT. Alegam corrupção nas gestões petistas, as quais realmente existiram mas que não justifica o sentimento anti PT, considerando que na gestão Bolsonaro também há corrupção, como no caso das rachadinhas e principalmente no orçamento secreto, uma das maiores da história da República, em conluio com políticos apoiadores do governo (Centrão).

Contudo, o que essas pessoas mais alegam como argumento é a pauta moral e o sentimento anti comunista, o que também demonstra extremo desconhecimento e pobreza de leitura sobre o assunto, além da falta de lógica, senão vejamos:

- Nunca existiu comunismo no Brasil e também no mundo, pelo menos como foi idealizado na sua criação, particularmente no Manifesto Comunista de Marx e Engels.

- Se Lula quisesse implantar o comunismo, da forma como seus adversários acusam, teria feito nas suas duas gestões anteriores, quando gozava de apoio e aprovação de mais de 80% da população.

- Acusar os líderes e governantes progressistas e de esquerda de tencionarem legalizar o aborto, eutanásia e erotismo / pornografia para crianças, é no mínimo ridículo. O que acontece nesses casos, na grande maioria das vezes, é a defesa intransigente da liberdade e direitos individuais inalienáveis dos seres humanos, claro que respeitando os preceitos éticos e constitucionais da coletividade.

3. O terceiro e último grupo de pessoas que apoiam o bolsonarismo, são aquelas de má fé, interesseiras, egoístas, individualistas e oportunistas, que se locupletam com ações e decisões que trazem vantagens para si e seus cúmplices.

Também aqueles que trazem n´alma o espírito fascista de raiz, encrostados nas suas personalidades e nos seus caráteres... gente ruim, muitos psicopáticos, favoráveis à tortura e ao assassinato, mesmo que de formas velada. Indiferentes ao sofrimento humano, são desprovidos de comiseração e compaixão.

Na história temos conhecimento de vários monstros dessa natureza. Por isso a importância de se conhecer o passado, não para revive-lo, mas sim, para conhece-lo e não repeti-lo.

Só existe uma solução para os dois primeiros casos: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E GRATUITA.

Para o terceiro... A ETERNA VIGILÂNCIA

Marco Antônio Abreu Florentino