Fake news e o falso discurso patriota

Com as redes sociais, muitas mentiras passaram a ser tratadas como verdades. Ou seja, informações falsas são divulgadas, a todo instante, como se fossem autênticas. Que fique bem claro, esse discurso não é novo. Diante dessa realidade, a pergunta inevitável é: o que é ser patriota em tempos de fake News? Ser patriota é sentir um ardor pela vida e não se deixar contaminar pelo senso comum. É saber aceitar e conviver com opiniões diferentes. E não é ser burro. Ou melhor, é não se deixar ser manipulado pelo senso comum. É saber que todos têm os mesmos direitos.

O discurso nazista era contrário aos negros, ciganos, homossexuais e judeus. Na realidade, um patriota não apoia e discrimina negros, índios, mulheres, homossexuais. E mais: não defende a tortura, ditadura, estupro, racismo e qualquer forma de discriminação. A realidade dos fatos: a burrice coletiva contamina e destrói vidas. Ser patriota, portanto, não é compactuar com a desonestidade, com o autoritarismo, com ideias absurdas e com governantes que propagam ódio, violência e discriminação contra quem quer que seja. Para quem não sabe, essas ideias foram defendidas pelos fascistas na Itália. Para esclarecer, quem ama seu país não deixa ser manipulado pelo falso discurso fascista.

E para quem desconhece, na Alemanha nazista, o falso patriotismo foi bem explorado. O lema era: ''Alemanha acima de tudo''. Não à toa que o lema ''Brasil acima de tudo e Deus acima de todos'', seja uma referência direta ao nazismo. Mais, como é sabido, a gestão que governa o país obteve milhares de votos ao espalhar a mentira do Kit-gay. Pois bem, ser patriota é não se deixar enganado por uma burrice, afinal de contas, errar é humano. Contudo, o problema é permanecer no erro. Trocando em miúdos: um patriota inteligente defende a democracia, cidadania e justiça social. Por sua vez, o burro é cego e imbecil, aliás, ele se prende a um discurso raso e superficial. O pior mesmo: o grande problema não é ter uma opinião, mas não aceitar quem pensa diferente.