OS PREDADORES E AS PRESAS

 

Uma fábula de Esopo conta que um casal de ratos, ao ver que uma serpente e uma águia- seus predadores naturais - estavam brigando, resolveu sair do buraco onde estavam escondidos para torcer por um dos dois.   Mas assim que viram os ratos, os dois predadores pararam imediatamente de brigar e caíram em cima dos pobres roedores.
A lição tirada dessa fábula é que quando os predadores brigam é melhor a presa se precaver, porque no fim sempre sobra para eles.

Isso serve para a briga dos nossos atuais presidenciáveis. Na verdade, eles estão disputando quem vai ficar com o butim. Ganhe quem ganhar, quem é rico vai continuar rico, quem é pobre vai continuar pobre. Não adianta o Lula falar que o povo brasileiro melhorou de vida no seu governo e o Bolsonaro retrucar que quem fez isso foi ele. Todo mundo sabe a enorme mentira que isso representa. Talvez a política do PT tenha garantido a sobrevivência de um número maior de pessoas que estavam no limite absoluto da pobreza e enganado essa população com a ilusão do consumo. A posse de um celular, de uma televisão a cores, um forno micro-ondas, uma viagem de avião, etc. que a propaganda petista ostenta como prova de que seu governo elevou o nível de vida do povo, é como a história do pai que enche o filho de bens de consumo, mas quando ele fica doente leva-o para as filas do SUS. Tudo porque, para comprar os bens de consumo ele endividou-se de tal forma que sua renda vai toda para pagar juros. Isso é o que o Brasil do PT fez e o governo do Bolsonaro só agravou. Bolsonaro não fez melhor que Lula nesse quesito. Os dois são mentirosos, prometendo fazer o que não podem fazer, pois quando podiam não fizeram. Assim, ganhe quem ganhar, vai tudo continuar do mesmo jeito. Quando a briga dos dois acabar, quem vai pagar o pato somos nós, os ratos. Aliás, nós merecemos, pois quem vota tão mal como nós não pode mesmo desejar coisa melhor. O Brasil engatou de vez a marcha a ré. Se Lula ganhar, não só vai socializar a miséria como também vai fazer o Brasil ficar que nem a Venezuela e a Argentina, que já foram para o buraco. Solidariedade latino-americana. Marx dizia que o moinho de vento produziu o suserano e o vassalo e o moinho a vapor o capitalista e o proletário. No Brasil o PT e bolivarianismo produziu o homem sustentado pelo governo e o assaltante dos cofres públicos. O bolsonarismo, por sua vez, ressuscitou a velha guerra religiosa que pensávamos ter sido abolida no século XVIII e o ódio xenofobista que já causou tanta desgraça no mundo. No festival de contação de mentiras que foi o debate dos presidenciáveis do último domingo não sei quem ganhou. Sinto apenas que estamos todos perdendo.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 17/10/2022
Código do texto: T7629777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.