As pautas incendiárias de Jair

Se Jair Bolsonaro for eleito nesse segundo turno não será nenhum espanto. Por quê? Porque suas ideias são reacionárias e retrógradas. Por exemplo: ataques ao Supremo e democracia; desemprego elevado; indícios claros de corrupção e custo de vida elevado.

A verdade inequívoca é que esses sinais estão em toda parte. Especialmente aqui e ali. Por isso, nesse contexto é bom não esquecer que esse olhar é indispensável num país tão complexo e plural. O que quero dizer, quem vota em Jair se afina com suas propostas: descompromisso com a educação, saúde e defesa da tortura.

E mais: milícias armadas; incentivo ao ódio; aumento da gasolina; destruição do meio ambiente; ampliação da pobreza; economia em retração e incentivo à indústria da fake news. É claro que cada um vota em quiser.

Para complicar ainda mais: um país isolado do resto do mundo, fuga dos melhores cérebros para o exterior; omissão no combate ao coronavírus e falta de perspectivas para jovens e adultos. Pois bem, não se pode esquecer e negar que o país regrediu muito desde o governo Jair.

Enfim, o país deu um gigantesco um passo para o retrocesso. Tudo isso com a anuência da mídia num primeiro momento. Quanto ao atual governo é disfuncional. Para quem discorda, basta ver a necropolítica que está em curso... Outra situação, o presidente tem abusado do poder que lhe foi confiado pelas urnas.

De outro lado, vota em Jair Bolsonaro quem tem afinidade com as suas ideias incendiárias. Não nego que Jair foi honesto na defesa de suas pautas. Não mentiu em nenhum momento.

É claro que não compartilho do que pensa. O mais importante é ter senso crítico, afinal essa prática incentiva uma opinião desapaixonada dos fatos. E que fique bem claro, respeito muito quem não compartilha do que penso. Finalmente, o filósofo Maquiavel dizia que como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!