Ucrânia expulsa russos de Lyman

 

UCRÂNIA EXPULSA RUSSOS DE LYMAN

Miguel Carqueija

 

Em notícia de ontem, a página “Voaportugues” (entre outros noticiários sobre o assunto) anuncia: “Em mais um revés para a Rússia, Ucrânia recaptura cidade de Lyman”. E isso em pleno território “anexado” por Putin ainda agora.

Eis alguns tópicos da notícia:

 

“A Ucrânia disse hoje que as suas forças assumiram controle total da cidade de Lyman, o centro de logística no leste do país dentro de território que o presidente russo Vladimir Putin anexou na semana passada.

“Lyman está totalmente libertada”, disse o presidente ucraniano Volodomyr Zelensky num vídeo colocado no Telegram.

A Rússia não fez qualquer comentário mas no sábado disse que as suas tropas se estavam a retirar da zona por recear que as suas forças estavam prestes a ser totalmente cercadas.

A Rússia tinha capturado Lyman em Maio e usava a cidade como um centro de logística e transporte para as suas operações a norte da região de Donetsk.

A perda da Lyman é a maior derrota da Rússia no campo de batalha desde que forças ucranianas avançaram pela região de Kharkiv no nordeste do país forçando a retirada das forças russas nessa região para a fronteira.”

 

Por aí se vê quanto foram insensatas as vozes que se levantaram contra Zelensky, acusando-o de resistir ao invasor... que ele deveria ter se rendido, ou renunciado e saído do país...

Isto seria um ato indigno. Não se lembram que nosso primeiro imperador, que nem brasileiro era, gritou “Independência ou morte”? É o mesmo princípio. Quem falou com tanta segurança que era impossível à Ucrânia resistir a uma superpotência, vejam, o impossível acontece!

No Angelus de ontem, o Papa Francisco voltou a falar sobre o conflito e sempre, posicionando-se contra Putin porque este foi quem iniciou a guerra.

Pela honra do conservadorismo, para provar que é possível resistir a um infame ditador comunista e fascista, Zelensky deve continuar. Seu esforço, sua honradez, seu heroísmo, são um estímulo a todos os conservadores do mundo, que lutam por um mundo de bondade, verdade, amor e justiça.

Deus salve a Ucrânia! Vitória contra Vladimir Putin!

 

 

Volodymir Zelensky: símbolo da resistência contra o fascismo vermelho.

 

Confira a notícia abaixo:

 

 

https://www.voaportugues.com/a/em-mais-um-rev%C3%A9s-para-a-r%C3%BAssia-ucr%C3%A2nia-recaptura-cidade-de-lyman-/6772557.html

 

Rio de Janeiro, 3 de outubro de 2022.

Imagens da Internet.