O golpe está aí. Cai quem quer.
Nos últimos dias, não se fala de outra coisa: o possível golpe do presidente Bolsonaro. Mas nada de novo temos visto, pois desde sempre ele manifestou não só simpatia com a Ditadura Militar como também ideias autoritárias. Juntando a isso o fato das ações e falas nada ajuizadas do presidente, como o descaso com o meio ambiente e com a pandemia da COVID-19 bem como a chamada PEC Kamikaze, dentre outras, temos a receita certa para o caos.
O presidente desde que assumiu vem atacando o sistema eleitoral brasileiro, indicando possíveis falhas, já desmentidas. Presidente que afirmar ser cristão, mas vai contra tudo o que o Cristianismo prega. O próprio Jesus, o Rei do Universo, quando veio à terra não pregou que daria um golpe no Império Romano. Mas temos aí um presidente, que tem Messias no nome, mas sendo, na verdade, um Messias da desgraça.
O presidente que governa na base das fakes news. Não tem maior fake news do que aquilo que ele afirma e o que temos visto até agora. Que diz combater a “velha política”, mas se mostra como um de seus maiores partidários. Que dizia ser contra programas de transferência de renda, mas que às vésperas da eleição, tenta aprovar a PEC que pode causar um rombo enorme na contas públicas, contrariando a legislação eleitoral e a lei de responsabilidade fiscal.
O que temos presenciado não pode passar em branco. O mundo todo, Brasil inclusive, já teve não só uma amostra, mas um banquete de provas de que ditaduras, quaisquer que sejam, não são a melhor opção. A humanidade passou milhares de anos em um estado onde não havia leis e os governantes faziam o que bem entendiam. Já passamos dessa fase. Resta agora saber o desfecho de mais um capítulo da nossa história. E temos um título perfeito para este: “O golpe está aí. Cai quem quer.”