Eleições

E mais uma elas chegaram: as eleições. Temos novamente aqueles mesmos debates intermináveis entre candidatos, bem como entre as pessoas que os têm como preferidos. Os debates na TV, sempre a mesma coisa: “Você, Fulano, fez isso”, “Ciclano disse que ia fazer tal coisa e não fez”. E ficam mais evidentes essa polaridade direita x esquerda e todos os seus derivados.

Enquanto vemos alguns preocupados com um possível golpe da direita, do outro lado vemos temores de golpe da esquerda. Que diferença há entre ditaduras de direita e de esquerda? Na prática, nenhuma. Removendo toda a ideologia, Hitler é o mesmo que Stalin.

Cabe lembrar uma coisa: não importa quem está no poder, se de direita ou de esquerda. Todo governante deve honrar as leis, sobretudo a Constituição. Deve se preocupar em:

- “construir uma sociedade livre, justa e solidária”,

- “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais” e

- “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”

(incisos I, III e IV do artigo 3º da Constituição).

Isso é maior que toda e qualquer ideologia. É pra isso que eles estão lá. Pelo menos, é pra isso que colocamos eles lá.

Devemos lembrar que o poder é do povo, pelo povo e para o povo e que toda e qualquer ditadura vai contra isso, não importa a ideologia. Muitos regimes totalitários surgiram ao longo dos séculos. Se houver golpe, não será nenhuma novidade, mas também não é novidade que sempre houve, há e haverá gente disposta a lutar pelo que é certo.

Miguel Salvador
Enviado por Miguel Salvador em 10/07/2022
Código do texto: T7556516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.