Espanha-Marrocos, oposição à nomeação de um novo responsável na embaixada
O jornal "Libertad Dikhtal" escreveu que a Espanha pretende nomear o actual Comissário-Geral dos Estrangeiros, Juan Enrique Taborda, trata-se de uma autoridade indicada a titulo do responsável da segurança junto a Embaixada espanhol no Marrocos.
Tal indicação tem sido objeto da negação por parte de Marrocos, ou de "desacredito, no quadro do seu território nacional".
Tal mesmo jornal espanhol sublinhou que o Marrocos se opõe à nomeação do novo responsável da Espanha junto a sua embaixada em Rabat, por ser associado e responsável, envolvendo o serviço de inteligência espanhol.
Tal notícia constitui uma gota que pode envenenar e ameaçar novamente as relações, abrindo um novo capítulo de tensão entre os dois países, segundo o jornal.
Veio esta nomeação do novo oficial de segurança por parte da Espanha, no meio das acusações ao Rabat, por trás de uma crise de espionagem, eclodido na Espanha no mês passado, implicando as autoridades espanholas sobre a grimpo do telefono e escuta ilegal, dos quais o primeiro-ministro, Pedro Sáchz.
Segundo este artigo do jornal espanhol, o Marrocos tem informado aos espanhóis de maneira informal, sobre o pretendido oficial a nomear na embaixada em Rabar:
Sr Juan Henrique Taborda foi informado que “não é o perfil certo” para este cargo na embaixada espanhol junto a Rabat.
Lahcen EL MOUTAQI
Professor universitário-Marrocos