A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL NÃO EXISTE... 23º ato.
A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL NÃO EXISTE... 23º ato.
O SOL NÃO EXISTE... 23º ato.
GILBERTO CARVALHO - O HOMEM do CARRO PRETO de SANTO ANDRÉ (18ª parte).
Dois “Padres” + Dois Criminosos + Dois Países + Duas “FARCS”.
1ª parte da 18ª parte = 1º versículo.
Tenho a esperança de que os leitores compreendam o uso de VERSÍCULOS “BÍBLICOS” em um artigo de POLÍTICA.
Contudo na presente etapa dos acontecimentos, DOIS PADRES entraram na ferrenha disputa “ELEITORAL”, acho que podemos dizer assim, porquanto, os DOIS PADRES aparentemente adversários, poderão parar no quinto dos INFERNOS, de acordo com a vontade SAGRADA ou com a vontade DIVINA.
Nos primeiros artigos que escrevemos aqui no RECANTO das LETRAS já contamos um pouco da história do tabaco (cigarros e etc.), o qual ainda é considerado uma DROGA LÍCITA.
Por outro lado contamos um pouco sobre a história da maconha (conhecida por outros nomes), a qual ainda é considerada uma DROGA ILÍCITA.
Geograficamente, o “novo continente” chamado de América (tem um pouco mais de 500 anos de idade) é realmente mais novo do que o “velho continente” chamado de Europa (existe há milênios).
As DUAS DROGAS acima mencionadas (o tabaco e a maconha), eram utilizadas pelos indígenas que povoavam em grande quantidade o “Novo Continente”, como se fossem FÁRMACOS, para o tratamento de diversos sinais e sintomas incômodos.
Os indígenas tinham avançados conhecimentos de química? Não! Entretanto, usavam as DUAS DROGAS como se fossem REMÉDIOS eficazes para diversos males.
Logo após o descobrimento da América (o Novo Continente) e das duas novas DROGAS, elas foram levadas para a Europa (o Velho Continente).
O fato é que uma das DROGAS (o tabaco ou nicotina) passou a ser usada pela sociedade européia como sendo uma DROGA LÍCITA, portanto legalizada. Então era uma DROGA permitida.
Mais do que isso, era uma DROGA da moda, uma DROGA chique ou chiquérrima, uma DROGA dos ricos, uma DROGA dos elegantes, enfim uma DROGA. Daí o surgimento das DROGARIAS.
Já a maconha passou a ser uma DROGA ILÍCITA, portanto ilegalizada. Então era uma droga proibida (como ainda é nos dias atuais).
A permissão do uso do tabaco em suas várias apresentações (cigarros, charutos, cachimbos, etc.), pode ter sido autorizada por uma principal e talvez única razão: - O fator econômico ou o lucro. Ou seja, o DINHEIRO. E, a proibição do uso da maconha, foi decidida pelo mesmo e único motivo: - O fator econômico ou o lucro. Ou seja, o DINHEIRO.
O que pode ter acontecido é que, posteriormente, médicos e principalmente químicos, tenham observado a maneira de agir das DUAS DROGAS (tabaco e maconha), de maneiras diferentes nos seres humanos, sobretudo no comportamento das pessoas, devido à ação das DUAS DROGAS no SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC).
Não custa nada relembrar que, os RÁPIDOS computadores ARTIFICIAIS existentes no planeta terra, aos milhões ou bilhões, só existem devido a um computador NATURAL, um computador procedente do CÉREBRO HUMANO. Por conseguinte, foi a INTELIGÊNCIA HUMANA quem permitiu o surgimento da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.
Também não custa nada relembrar, que, é no CÉREBRO HUMANO, que estão as principais partes do SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC).
Então, antes de se tomar uma decisão permissiva ou não permissiva, sobre o uso de tabaco ou de maconha, fazem-se necessários longos, eficazes, convincentes e prolongados estudos CIENTÍFICOS sobre a ação das referidas DROGAS sobre o SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC), pois o SNC se encontra, principalmente, no CÉREBRO HUMANO.
Para a poesia e para os poetas, respeitosamente, podem continuar achando que o coração é o órgão nobre repleto de esplendores, de amores, de paixões, de sangue e de alma, ou de outras tantas virtudes.
As poesias ficam. Os poetas se vão. De quê? De morte cerebral ou de morte encefálica... Não de morte cardíaca, de ataque cardíaco ou de infarto do miocárdio. Sejamos modernos ou modernosos. Vamos ficar na “crista” da ONDA ou da MODA.
Porém, para a medicina e para a CIÊNCIA, o órgão nobre do corpo humano é o CÉREBRO HUMANO.
Uns IMBECIS afirmam: - “URNAS ELETRÔNICAS nunca podem ser fraudadas”. CÉREBROS HUMANOS afirmam: - Nossa INTELIGÊNCIA NATURAL pode fraudar a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL... Depende apenas de uma coisa: - Qual o valor do PIXULECO? Todo o PIXULECO do ORÇAMENTO SECRETO! Aí vai bem!
Voltando à vaca fria, perdão, VOLTANDO À CENA do CRIME.
A briga entre tabagistas e maconheiros continua por razões humanitárias. Trata-se de uma peleja que vale alguns bilhões de dólares. Bobagem.
A briga entre a Rússia x (Ucrânia + União Européia + Estados Unidos + OTAN + Finlândia + Suécia) vai custar alguns trilhões de dólares. Outra peleja e outra bobagem.
Na política, quando existe uma aparente polarização entre dois candidatos ou entre duas candidatas, pode surgir uma aparente terceira via. APARENTEMENTE. Fica bem melhor assim. Ou não?
No hábito ou vício, quando existe uma real polarização entre duas drogas (TABACO e MACONHA), com certeza surge uma terceira via (que já surgiu) -, no caso a COCAÍNA.
Em artigos anteriores divulgados também aqui no RECANTO das LETRAS, falamos sobre parte da vida de Pablo Escobar (1949-1993), um traficante e narcoterrorista colombiano, fundador do Cartel de Medellin, que na época ficou conhecido como o “REI da COCAÍNA”.
Entretanto, a trajetória da COCAÍNA foi bem diferente dos caminhos seguidos pelo TABACO e pela MACONHA. E, ao que parece, continua sendo muito diferente. É o que veremos a seguir.
Como SIGMUND FREUD introduziu a COCAÍNA na Medicina EUROPÉIA.
Antes de a SUBSTÂNCIA ser usada como ANESTÉSICO, a CIRURGIA OCULAR era um procedimento complicado devido aos Movimentos de REFLEXOS do OLHO quando Tocados.
Por BBC* - 16/02/2019 - 14h14min.
FOTO: - Sigmund Freud, considerado o Pai da Psicanálise - Time Life Pictures.
Em 1815 (início do século XIX), um jovem ALEMÃO se tornou a primeira pessoa a extrair a essência do ÓPIO, e a chamou de MORPHIUM, em homenagem ao DEUS GREGO dos sonhos: - MORFEU.
Seu nome era FRIEDRICH SERTÜRNER e com seus experimentos ele encontrou a chave para criar grande parte dos Medicamentos Modernos.
O que mais tarde foi chamada de MORFINA foi amplamente utilizado, especialmente para eliminar a DOR, mas também como um substituto para o ÁLCOOL.
Até que os Médicos perceberam que era ainda mais VICIANTE do que as substâncias que ela supostamente deveria substituir.
Os OPIÓIDES são ótimos ANALGÉSICOS, mas têm efeitos colaterais significativos, desde Constipação e Vômito até o VÍCIO - e em certos casos podem levar à morte.
AS VIRTUDES da FOLHA SUL-AMERICANA.
O sucesso de FRIEDRICH SERTÜRNER encorajou outros: - Em 1820 (também no início do século XIX), os Químicos isolaram outras substâncias de importância médica, como a QUININA, a Estricnina e a Cafeína.
PLANTAS em todo o mundo foram logo examinadas em busca de ALCALÓIDES que pudessem competir com os OPIÁCEOS.
Uma Planta na AMÉRICA do SUL continha uma substância com propriedades extraordinárias para eliminar a DOR.
Mas, como a MORFINA, veio com um preço muito alto.
O ALCALÓIDE extraído das FOLHAS de COCA já era um conhecido estimulante na América do Sul.
O PÓ BRANCO, conhecido como COCAÍNA, foi adicionado a Vinhos promovidos pelo Papa Católico, a Refrescos, para aqueles que desaprovavam o Álcool, e a Gotas e Pastilhas ANALGÉSICAS.
Mas foi a reputação da COCAÍNA de combater a FOME e a FADIGA que levou um curioso MÉDICO Austríaco a investigar seus efeitos a fundo.
FOTO: - PLANTAÇÃO de COCAÍNA - Fernando Vergara/AP.
A DROGA MÁGICA.
O Médico SIGMUND FREUD era então NEUROLOGISTA em VIENA. Isso foi muito antes de ele desenvolver a PSICANÁLISE. Ele se interessou muito pela COCAÍNA.
Ele a chamou de DROGA MÁGICA e a receitou para seus pacientes para toda uma gama de doenças, incluindo o VÍCIO da MORFINA, ironicamente.
Além disso, ele enviou amostras de COCAÍNA a vários de seus colegas, incluindo um Médico OFTALMOLOGISTA chamado KARL KOLLER.
SEM SENSAÇÃO.
KARL KOLLER estava usando MORFINA e outras substâncias para tentar aliviar a agonia da CIRURGIA OCULAR, mas nada havia funcionado.
Quando ele experimentou um pouco de COCAÍNA, percebeu que a Ponta da Língua estava Dormente.
Ele se perguntou, então, o que aconteceria se a COCAÍNA fosse Posta no Olho.
Primeiro, ele tentou com um sapo e um cachorro e eles pareciam bem, então ele decidiu dissolver um pouco do Pó na Água e colocar algumas Gotas em seus Olhos e os de um Colega.
Então, eles Espetaram seus Olhos com um Alfinete Afiado. Eles descobriram que estavam totalmente adormecidos. Era extraordinário.
Enquanto o ÓPIO adormecia a DOR, a COCAÍNA era um ANESTÉSICO, o que literalmente significa a Ausência de Sensação.
SEM SINAIS.
A COCAÍNA impede que os NERVOS enviem sinais. E isso afeta não só os NERVOS que detectam a DOR, mas todos eles. É por isso que faz com que o OLHO ou a LÍNGUA pareçam totalmente adormecidos.
A COCAÍNA tornou possível uma CIRURGIA OCULAR complicada. Atualmente, ela não é muito usada, mas SEUS DERIVADOS certamente sim: - Eles formam a base de muitos ANESTÉSICOS de uso local.
Então, se você alguma vez estiver na Cadeira do Dentista e resistir a alguma Operação potencialmente DOLOROSA, lembre-se com agradecimentos a SIGMUND FREUD e ao Dr. KOLLER. Ou COCA KOLLER, como às vezes ele era chamado.
*Este artigo é baseado em parte na série da BBC "DOR, PUS e VENENO: - A busca de medicamentos modernos"
Observações do escriba:
1ª - Agora já são TRÊS DROGAS – Tabaco, maconha e cocaína. O tabaco a mais antiga, a maconha a do meio e a cocaína a mais jovem delas. Curiosamente as TRÊS DROGAS são obtidas a partir de três plantas diferentes encontradas no Novo Continente (América).
2ª – O tabaco foi durante séculos uma DROGA de uso muito comum inicialmente usada pelos indígenas, depois pelos ricos europeus, depois pela classe média, e, finalmente pelos pobres do mundo todo. O TABACO é ainda considerado uma DROGA LÍCITA.
3ª – A maconha é uma DROGA que já foi muito usada pelos indígenas, e, depois, usada pelos pobres em larga escala. Tornaram-na uma DROGA ILÍCITA, possivelmente por razões comerciais. Dos pobres passou para a classe média, e, no seio desta classe média se proliferou, principalmente, no mundo artístico.
4ª - Inicialmente a maconha era usada livremente, depois foi transformada em DROGA ILÍCITA, e, hoje, querem transformá-la em uma DROGA LÍCITA (ou seja, medicinal). Trata-se de um embate curioso e mesmo risível.
5ª - O tabaco era usado por muitos, porém não com ou como AÇÕES MEDICINAIS na Europa (no Velho Continente). Era usada apenas como entretenimento nos países europeus. Depois se alastrou pelo mundo sempre na condição RECREATIVA, nunca, porém, MEDICAMENTOSA. Tanto assim o é, que o tabaco era vendido em TABACARIAS. Nunca em DROGARIAS. O tabaco sempre foi considerado uma DROGA LÍCITA.
6ª – No caso na DROGA chamada COCAÍNA, o seu uso corriqueiro começou através dos Químicos e dos Médicos, em escala industrial para ser usado nas indústrias químicas e também na Medicina. Parece-me que a iniciativa começou a partir da Indústria Química, por interesses de certos Industriais, como, por exemplo, a Indústria de Refrigerantes, entre elas a famosa COCA-COLA. Sim, a mais que centenária COCA-COLA, ao ser lançada no mercado continha uma quantidade excessiva de COCAÍNA.
7ª - Depois de prolongados estudos observacionais por parte de químicos e de médicos, a famosa COCA-COLA passou a usar uma dose bem menor de COCAÍNA em seus refrigerantes.
No campo da Medicina ela começou a ser usada como ANESTÉSICO para complexas e delicadas CIRURGIAS OCULARES.
Com o passar do tempo, observou-se que a DROGA COCAÍNA (uma droga LÍCITA e FARMACOLÓGICA), produzia efeitos colaterais e até reações adversas. Uma das reações adversas da COCAÍNA era o seu perigoso poder VICIANTE.
Inicialmente usada por muitos médicos e por alguns químicos (industrialmente), após algum tempo passou para o domínio de traficantes de DROGAS.
O princípio ativo da COCAÍNA foi mudado várias vezes para evitar a reação adversa VICIANTE, e, para evitar o seu uso desonesto por traficantes. Hoje são usados os derivados da COCAÍNA na Medicina.
A DROGA COCAÍNA é uma DROGA LÍCITA, FARMACOLÓGICA, que deveria ser de uso exclusivo da CLASSE MÉDICA, principalmente dos MÉDICOS ANESTESIOLOGISTAS que atuam unicamente em CENTROS CIRÚRGICOS.
O próprio SIGMUND FREUD, o chamado PAI da PSICANÁLISE, chegou a usar a COCAÍNA como medicação em pacientes com algum transtorno mental, como, por exemplo, na histeria. Já imaginaram tratar hoje em dia a histeria com COCAÍNA. Seria um Deus nos acuda. Ainda bem que FREUD retornou ao seu trabalho inicial, para entender os sonhos das pessoas. Os sonhos dos “dorminhocos” ressalvem-se.
8ª – Sobre a especialidade do Médico Austríaco SIGMUND FREUD, chama logo a atenção para o fato de que ele era um NEUROLOGISTA. Ou seja, ele era um estudioso do SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC), cujas partes principais ficam localizadas no CÉREBRO HUMANO. Doenças que afetam o SNC afetam a mente e, por conseguinte o comportamento das pessoas de maneiras e de intensidades diferentes, sendo a maioria delas de causas desconhecidas, e, portanto, de tratamentos desconhecidos ou de tratamentos duvidosos. Daí...
O USO da COCAÍNA como DROGA ILÍCITA.
O Cantor NELSON GONÇALVES, foi um dos ARTISTAS vitimados pela COCAÍNA.
Nelson Gonçalves, nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral (Sant'Ana do Livramento, - RS - 21 de junho de 1919 - Rio de Janeiro, 18 de abril de 1998 – 78 anos), foi um CANTOR e COMPOSITOR brasileiro.
Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 79 milhões de cópias vendidas até março de 1998, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões de cópias vendidas.
VIDA PESSOAL – CASAMENTOS e RELACIONAMENTOS.
Em 1939, aos 20 anos, casou-se com sua noiva, ELVIRA MOLLA, paulistana de família de operários, descendente de italianos. Com ela, teve um casal de filhos: - MARILENE MOLLA GONÇALVES e NELSON ANTÔNIO MOLLA GONÇALVES
No final dos anos 40, o casamento estava abalado e ela se mudou para São Paulo.
Sozinho no Rio de Janeiro, Nelson Gonçalves passou a acompanhar os MALANDROS na LAPA e conheceu VERA ALVES GUIMARÃES (conhecida como BETTY WHITE), CANTORA que não se sentiu correspondida e acabou se suicidando em 15 de abril de 1946.
Em 1952, conheceu a CANTORA LOURDINHA BITTENCOURT, com quem teve uma conturbada relação que se encerraria em 1959 por conta de seu VÍCIO.
VÍCIO em COCAÍNA.
NELSON GONÇALVES experimentou COCAÍNA em 1956 (quando tinha 37 anos de idade), ao retornar de uma turnê em Minas Gerais que o deixou exausto. Um conhecido lhe ofereceu a DROGA e Nelson se rendeu à Sensação de EUFORIA que o PÓ causava.
De 1958 a 1966, sua vida desandou. LOURDINHA o deixou e o CANTOR ouvia Comentários JOCOSOS durante suas apresentações.
A IMPRENSA SENSACIONALISTA, que descobrira seu VÍCIO por meio de LOURDINHA, explorava ao máximo a Desgraça do CANTOR, encontrando mais lenha para a fogueira no dia em que ele agrediu uma amante sua, a BAILARINA NANCI MONTEZ.
Em 1964 mudou-se para São Paulo com a nova companheira MARIA LUÍSA e os filhos RICARDO e JAIME.
Lá, foi preso em flagrante em 08 de maio de 1966 (no momento da prisão, é agredido verbal e fisicamente pelos policiais, que também vandalizaram sua casa, quebrando vários objetos), por PORTE de DROGAS, e passou um mês na CASA de DETENÇÃO, o que lhe trouxe problemas pessoais e profissionais.
Por todo esse tempo SUA ESPOSA o VISITOU no PRESÍDIO, e juntava economias dela e do marido, que pagavam seu tratamento e seu advogado.
Após este período, foi a julgamento e provou sua inocência - segundo ele, UM TRAFICANTE de quem parou de comprar o denunciara como retaliação, informando à polícia que NELSON GONÇALVES mantinha 1 kg de COCAÍNA em casa para fins de TRÁFICO.
Após sair da cadeia, internou-se numa CASA de SAÚDE e, depois, enfrentou quatro meses de ABSTINÊNCIA em casa, isolado em seu quarto.
Deixou a COCAÍNA, mas não o CIGARRO, que possivelmente afetou seu Sistema Respiratório e lhe causou DOIS INFARTES - o último, definitivo.
Em 1973 conseguiu abandonar de vez seu VÍCIO, sempre com o apoio de sua MULHER e de seus FILHOS. Totalmente recuperado, retomou sua carreira, cada vez mais bem sucedida.
MORTE.
Morreu em 18 de abril de 1998 decorrência de um Infarto Agudo do Miocárdio, no apartamento de sua filha MARILENE MOLLA no Rio de Janeiro, enquanto a visitava. Encontra-se sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
Observações do escriba:
1ª - No mundo artístico, observam-se entre os mesmos, três comportamentos que parecem até perseguições dos comunistas (PCB) ou dos petralhistas (PT). Geralmente eles são mulherengos, frequentemente eles são viciados em drogas lícitas e/ou ilícitas e são desarrumados financeiramente. Têm a vida financeira completamente bagunçada. O mesmo é válido para as mulheres artistas. Entretanto, tais fenômenos são mais frequentes entre os homens artistas.
2ª – Que me vem à mente, NELSON GONÇALVES é o artista nacional do qual eu já ouvi falar, como sendo o mais antigo envolvido com drogas (COCAÍNA). Começou em 1956 (portando na década de 50 no Rio de Janeiro), quando tinha já 37 anos. Já era um adulto. Esta estória de Minas Gerais não me convence. O Estado de Minas Gerais é o Estado mais conservador da Região Sudeste, e, um dos Estados mais conservadores do Brasil. Ainda bem. Ou não?
3ª – Ainda voltarei ao tema focalizando o passado de um político famoso que também chegou ao poder e à fama e que era usuário de COCAÍNA.
Os PADRES também AMAM. E podem ser TRAFICANTES de DROGAS ILÍCITAS.
Mundo - Globo.com – 31 de julho de 2008 – 16h26min. REVISTA COLOMBIANA revela ligações das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) com políticos brasileiros.
Da France Presse.
BOGOTÁ, 31 de julho de 2008 (AFP) - A guerrilha colombiana das FARC manteve contatos com vários políticos brasileiros, entre eles o Ex-Ministro da Casa Civil JOSÉ DIRCEU, revelou a Revista Colombiana CAMBIO nesta quinta-feira.
A revista baseia suas informações no conteúdo de 85 (OITENTA e CINCO) e-mails encontrados no LAPTOP de RAÚL REYES, o falecido número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
"Os e-mails são apenas indícios de eventuais contatos entre as FARC e membros do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, pois nenhum desses políticos brasileiros enviou diretamente mensagens a guerrilheiros”.
“Porém, eles deixam várias perguntas sem respostas, e exigem uma explicação do Governo Brasileiro", publicou a REVISTA.
O Chanceler Colombiano Jaime Bermudez confirmou nesta quinta-feira que a informação já foi transmitida ao Governo do Brasil, e disse que "cabe agora a Brasília determinar as eventuais providências a serem tomadas".
A maioria dos e-mails foi enviada entre fevereiro de 1999 e fevereiro de 2008 (1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 – (durante 10 anos consecutivos), pelo falecido Líder Histórico das FARC, MANUEL MARULANDA, pelo Chefe Militar 'MONO JOJOY', por RAÚL REYES e pelo Representante da Guerrilha no Brasil, “OLIVÉRIO MEDINA” mais conhecido como PADRE CAMILO.
"Os e-mails mostram que as FARC estabeleceram contatos com as mais altas esferas do Governo Lula", afirmou a REVISTA CAMBIO.
Segundo a Revista, são mencionados nestes e-mails "cinco Ministros, um Procurador-Geral, um Assessor Especial do Presidente Lula, um Vice-Ministro, cinco Deputados, um Vereador e um Juiz brasileiros".
O Chanceler CELSO AMORIM é um dos nomes citados, assim como JOSÉ DIRCEU e o Ex-Ministro de Ciência e Tecnologia, ROBERT AMARAL.
O Secretário-Geral da Presidência, GILBERTO CARVALHO, também foi mencionado, assim como o Assessor Especial da Presidência para Assuntos Internacionais, MARCO AURÉLIO GARCIA, o Secretário para os Direitos Humanos PAULO VANUCCI e a Deputada ERIKA KOKAY, entre outros.
VESPEIRO – Por Fernão Lara Mesquita – Em 22 de julho de 2010.
FARC – O DOSSIÊ BRASILEIRO - Revista Cambio – Colômbia – 31 de julho de 2008.
“O computador de RAÚL REYES revela que os vínculos das FARC com altos funcionários do Governo Brasileiro, entre eles cinco MINISTROS, chegaram a níveis escandalosos”
***
No entardecer do sábado, 19 de julho, na Fazenda HATOGRANDE, a Casa Presidencial ao norte de Bogotá, o Presidente Álvaro Uribe, sorridente e impertinente como poucas vezes antes, não teve dúvidas em oferecer ao seu homólogo brasileiro Luis Ignácio Lula da Silva um copo da AGUARDENTE de ANTIÓQUIA para espantar um frio que penetrava até os ossos.
Esse brinde selou a jornada que tinha começado na sexta-feira, 18, e que terminaria domingo, em Letícia, com a celebração do Dia da Independência da Colômbia.
Uma festa que, como nunca antes, incluiu artistas do calibre de SHAKIRA e da qual o Presidente Peruano ALAN GARCIA também participou.
A agenda Lula/Uribe em torno de acordos bilaterais foi temperada de elogios públicos. O Presidente Uribe agradeceu a Lula e a seu governo por seis anos de relações dinâmicas e de confiança mútua.
Mas em uma reunião privada que manteve diante de poucas testemunhas, Uribe fez a Lula um breve resumo sobre o conteúdo de uma série de ARQUIVOS que as Autoridades Colombianas encontraram nos computadores de RAÚL REYES que comprometia Cidadãos Brasileiros e Funcionários do seu Governo com as FARC.
Ao contrário do que aconteceu com as informações relativas a Servidores do Governo RAFAEL CORREA e a Cidadãos Equatorianos, que o governo tornou públicas, no caso do Brasil as instruções de Uribe foram para que se mantivesse a discrição e se lidasse diplomaticamente com o caso para não deteriorar as relações comerciais e de cooperação com o Governo Lula.
O governo colombiano usou de forma seletiva os arquivos do PC de RAÚL REYES.
Enquanto os que diziam respeito ao Equador e à Venezuela foram divulgados para causar constrangimentos para HUGO CHÁVEZ e para RAFAEL CORREA, ambos hostis a ÁLVARO URIBE, os que diziam respeito ao Brasil foram passados por baixo do pano para não constranger LULA da SILVA, que vinha se mostrando mais hábil e menos agressivo que seus colegas com relação à Colômbia.
Ainda assim, alguns veículos da imprensa brasileira conseguiram algumas informações parciais sobre os arquivos, razão pela qual, em 27 de julho, consultaram o Ministro JUAN MANUEL SANTOS que, numa entrevista a O Estado de S. Paulo, confirmou que o Governo Colombiano tinha informado LULA sobre o tema.
“Há uma serie de informações sobre conexões das FARC no Brasil que entregamos ao Governo Brasileiro para que possa agir da forma que achar mais apropriada”, disse JUAN MANUEL SANTOS.
Mas ele se absteve de comentar sobre se havia ou não políticos e funcionários públicos na lista dos que mantinham contatos com o grupo hoje encabeçado por ALFONSO CANO.
Coube a MARCO AURÉLIO GARCIA, Assessor de Política Internacional do Governo Brasileiro responder às declarações do Ministro.
E ele disse que eram “irrelevantes” as informações passadas pelo Governo Colombiano.
O “PADRE CAMILO”.
Não se sabe o quanto eram detalhadas as informações que Álvaro Uribe passou para o Governo Brasileiro, mas é certo que aquilo que se poderia chamar “O Dossiê Brasileiro” tinha implicações bem mais sérias que as relacionadas com a Venezuela e o Equador.
A REVISTA CAMBIO teve acesso a 85 correios eletrônicos que, entre fevereiro de 1999 e fevereiro de 2008, circularam entre “TIROFIXO” (a mais alta patente das FARC), RAÚL REYES, MONO JOJOY, OLIVÉRIO MEDINA – Delegado das FARC no Brasil – e dois homens identificados como “HERMES” e “JOSÉ LUÍS”.
A julgar pelo conteúdo das mensagens as relações das FARC no Brasil chegaram até as mais altas esferas do GOVERNO LULA e do PARTIDO dos TRABALHADORES, PT – o Partido do Presidente – à alta direção política e à esfera da Administração da Justiça.
Nesses correios são mencionados cinco ministros, um procurador geral, um assessor especial da Presidência, um vice-ministro, cinco deputados, um conselheiro e um juiz superior.
O personagem central dos correios é OLIVÉRIO MEDINA, também conhecido como o “PADRE CAMILO”, um Sacerdote que ingressou nas FARC em 1983 e que, numa rápida ascensão, chegou a ser Secretário de “TIROFIXO”.
Ele chegou ao Brasil como Delegado Especial das FARC em 1997 e esteve na Colômbia durante o PROCESSO de CAGUÁN, no qual teve o Cargo de Chefe de Imprensa do Grupo. (San Vicente del Caguán é uma cidade no limite da área do território colombiano que chegou a ser ocupado pelas FARC onde, de 1998 a 2002, o Presidente Andrés Pastrana tentou, em vão, chegar a um acordo político com as FARC).
Com o rompimento das negociações em fevereiro de 2002, regressou ao Brasil onde retomou sua Missão, e sua influencia chegou ate o nível mais alto da Administração Lula, que assumiu a Presidência em janeiro de 2003.
Graças às pressões das autoridades colombianas, o “PADRE CAMILO” foi capturado no Brasil em agosto de 2005.
A Colômbia pediu sua extradição, mas o TRIBUNAL SUPERIOR de JUSTIÇA brasileiro não apenas negou essa extradição em 22 de março de 2007 como deu a MEDINA a condição de “Refugiado Político”.
RAÚL REYES – ATÉ o TOPO.
A prisão não foi obstáculo para que o “PADRE CAMILO” encerrasse seu trabalho de Proselitismo e Propaganda.
Prova disso são os numerosos correios que enviou a RAÚL REYES e que mostram como ele conseguiu ter acesso à Cúpula do Governo Brasileiro.
Quatro dos correios a que Cambio teve acesso se referem diretamente ao Presidente Lula. Em um deles, com data de 17 de julho de 2004, RAÚL REYES diz a “TIROFIXO” que o Governo Lula ajudaria com o acordo humanitário: - “Os padres me enviaram carta pedindo entrevista com eles no Brasil”, escreve RAÚL REYES. “Dizem que falaram com Lula e este assumiu o compromisso de ajudar no acordo humanitário intercedendo junto a Álvaro Uribe para fazer a reunião em seu país”.
No segundo, datado de 25 de setembro de 2006, OLIVÉRIO MEDINA conta a RAÚL REYES: - “Não lhe disse que há alguns dias Lula chamou o Ministro Paulo Vanucchi (Ministro da Secretaria Nacional de Direitos Humanos), indicando-lhe que telefonasse ao advogado Ulisses Riedel e o felicitasse pelo êxito jurídico da sua brilhante defesa a favor do meu refúgio”.
No terceiro, com data de 23 de dezembro de 2006, MEDINA informa a RAÚL REYES que “mandei a Lula e aos dois assessores que nos ajudaram o certificado de bônus (afiche de aguinaldo)”.
Os funcionários são SILVINO HECK, Assessor Especial do Presidente, e GILBERTO CARVALHO, Chefe de Gabinete, que aparecem mencionados em outro correio de 23 de fevereiro de 2007, também dirigido a RAÚL REYES: - “É possível que me visite um assessor especial de Lula chamado SILVINO HECK, que junto com GILBERTO CARVALHO, foi outro que nos ajudou bastante”.
Entre os 85 correios a que Cambio teve acesso há um, sem data, também enviado por MEDINA a REYES, que diz: - “Estive falando com a Deputada Federal MARIA JOSÉ MANINHA. Ela ficou de me abrir o caminho para MARCO AURÉLIO GARCIA”. GARCIA é Secretário de Assuntos Internacionais. (continua no próximo artigo).
Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!
Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...
Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?
Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.
Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.
Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.
ARACAJU, segunda-feira, 23 de maio de 2022.
JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.
Fontes: (1) – INTERNET. (3) – GOOGLE. (4) – WIKIPÉDIA (5) – Outras Fontes.