Programas Sociais do Governo Federal

Ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, cujo ministro da saúde era José Serra, a cidade alagoana de São José da Tapera, na região do sertão, foi a escolhida para o lançamento do programa social, que recebeu o nome de Bolsa-Alimentação.

Os governos subsequentes o mantiveram, apenas mudando de nome e valor, cada um se autointitulando de "o Pai ou a Mãe" do programa. De Bolsa Escola, Bolsa Família até o Auxílio Brasil, uma renda mínima para atender a população mais pobre do Brasil, o programa é sempre criticado pela oposição, sob a alegação de que é um programa eleitoreiro.

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em épocas passadas, já dizia: "Senhor, uma esmola, a um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão." Com isto, estava ele dizendo que "em vez de lhe dar o peixe, seria melhor ensiná-lo a pescar."

Ou seja, criar meios para que ele adquirisse o pão com o suor do seu rosto, como já ensina a Bíblia.

Críticas à parte, isto vem desde o sociólogo Betinho, no seu plano Fome Zero, que já dizia: "Quem tem fome, tem pressa."

Para ir ao trabalho, primeiro ele precisa alimentar-se.

E o programa lançado na cidade alagoana foi a partir de um diagnóstico da ONU, que disse ser aquela cidade a mais pobre do Brasil. Precisaria um estudo de fora do país para tal diagnóstico?

Morando há 50 anos neste Estado de tantas belezas naturais, com um forte incremento do turismo, não acreditei na matéria que li recentemente, numa revista de circulação nacional, em que diz ser ainda o estado do pior IDH do Brasil. Será também com base em estudos da ONU?

Tendo já visitado os 26 estados brasileiros e o Distro Federal, nunca acreditei que São José da Tapera, rota das minhas viagens ao sertão da Bahia e de Pernambuco, fosse a pior do Brasil.

Também outra cidade alagoana foi detectada como "o pior índice de mortalidade infantal do Brasil." Por conta disso, ali "choveu dinehiro federal" e hoje é uma "Pérola de Alagoas."

Essa história de mais pobre, pior nisso, pior naquilo, não seria uma estratégia política?

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 22/05/2022
Reeditado em 22/05/2022
Código do texto: T7521204
Classificação de conteúdo: seguro