Os esclarecimentos do Dr. Ives Gandra Martins

OS ESCLARECIMENTOS DO DR. IVES GANDRA MARTINS

Miguel Carqueija

 

No domingo, 15 de maio de 2022, em seu conceituado programa “Anatomia do Poder”, exibido às 21 horas pela Rede Vida (canal 34 de rede aberta) o Dr. Ives, talvez nosso maior jurista e mesmo nosso maior intelectual, talvez mesmo o maior brasileiro vivo, entrevistou o Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, e ambos discutiram sobre a questão da covid e como a enfrentou o governo brasileiro.

Lamentando a postura da imprensa, que não mostra os fatos, e corroborado pelo Ministro Queiroga, comentou o Dr. Ives que o Brasil é um dos países mais vacinados do mundo, mais vacinado contra a covid que Inglaterra, Bélgica e Alemanha, nações adiantadas da Europa. E que todas as vacinas foram adquiridas pelo governo de Jair Bolsonaro.

É um fato importantíssimo, se levarmos em conta que a esquerda espalha aos quatro ventos que Bolsonaro é responsável pelas mortes de covid em nosso país, que ele é “negacionista”, que nega a doença etc.

Ora, o governo Bolsonaro comprou e distribuiu as vacinas. E o fez de forma eficaz.

Queiroga lembrou que certo contrato não foi firmado por ser draconiano, e que outra acusação refere-se a uma vacina que sequer foi comprada. E ainda, que o Brasil já está investindo na fabricação de nossas próprias vacinas.

Gandra considerou “cinematográfica” a CPI da covid. Eu realmente nunca vi uma CPI ser transmitida pela televisão, e ficou patente que o objetivo daqueles três políticos era simplesmente incriminar o governo Bolsonaro. Ora, teriam de ser investigados os governadores, que receberam polpudas verbas e eles sim, tinham que se responsabilizar por irregularidades como superfaturamentos, falta de respiradores etc.

E se Bolsonaro frisou sempre que ninguém era obrigado a se vacinar, o Dr. Gandra lembrou a falta de testagem, pois é visível que as diversas vacinas foram produzidas em tempo mais que récorde, fato que gera desconfiança sobre a eficácia desses produtos.

Eu teria outros fatores a lembrar. Até hoje se vocifera contra Bolsonaro por ter falado em “gripezinha” mas na verdade ele estava se referindo à sua resistência orgânica, não ao povo em geral. Por outro lado aquele médico da Globo, o você-sabe-quem, antes havia chamado a covid de “resfriadozinho” e o mundo não caiu em cima dele. Sim, eu sei que depois ele se retratou, mas pudera! E como médico ele tinha mais obrigação que Bolsonaro de falar coisas corretas sobre a epidemia.

Lembro também que Bolsonaro foi contra a realização do carnaval em 2020, Datena também alertou, e até eu mesmo, na minha coluna, sugeri o cancelamento dessa festividade promíscua. A esquerda nada fez contra o carnaval e a pandemia nos atingiu em cheio. Aliás teve até blasfêmia contra Jesus Cristo no carnaval carioca de 2020, não podemos esquecer isso.

Não tenho político de estimação, mas concordo com a postura do Dr. Ives Gandra Martins, homem digno e sábio como poucos no mundo atual. E entendo que a sua grande voz merece ser ouvida.

 

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2022.