NAZISMO
Nazismo
Juliana Bezerra
Professora de História
O Nazismo foi um movimento ideológico nacionalista, imperialista e belicista.
Nos moldes do fascismo, que se desenvolveu na Itália, o nazismo esteve sob a liderança de Adolf Hitler, entre os anos de 1933 a 1945.
O símbolo do nazismo era a bandeira vermelha com uma cruz gamada, conhecido como suástica.
Bandeira Nazista da Segunda Guerra Mundial
Esse movimento consistia numa mistura de dogmas e preconceitos a respeito da pretensa superioridade da raça ariana. Os alemães acreditavam ser superiores aos outros grupos sobretudo de judeus.
O nazismo não era um movimento completamente novo na sociedade alemã. Outros movimentos compartilhavam de seu nacionalismo extremado, de seu racismo sob a tentativa de criar uma sociedade militarista e reacionária.
Grupos antissemitas (aversão aos judeus) já existiam na Alemanha e na Áustria desde o século XIX.
Além disso, muitos regimes totalitários se desenvolveram no período chamado “entre guerras”, ou seja, entre a primeira (1914-1918) e a segunda guerra mundial (1939-1945).
Fascismo e Nazismo
Mussolini e Hitler em Munique, Alemanha (1940)
Embora sejam regimes políticos totalitários de inspirações semelhantes e utilizados muitas vezes como sinônimos, o Fascismo e o Nazismo representam diferenças. Tratam-se de movimentos que ocorreram em épocas distintas.
O fascismo foi um movimento ideológico anterior ao nazismo. Ele surgiu na Itália no período denominado entre guerras (1919-1939) sendo implantado por Benito MussoFlini, que vigorou de 1919 a 1943.
Por sua vez, o nazismo foi um movimento ideológico totalitário desenvolvido na Alemanha por Adolf Hitler, durante a segunda guerra mundial (1939-1945).
Origem do Nazismo
Em 1919, em Munique,Adolf Hitler aderiu a um pequeno grupo chamado de "Partido Trabalhista Alemão", fundado por um mecânico ferroviário
_________________________________________________
Embora o termo “Holocausto” se refira exclusivamente ao genocídio judeu provocado pelos nazistas em meados do século passado, acabando com SEIS MILHÕES DE VIDA, muitas outras comunidades foram para s...
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/mundo/as-vitimas-de-hitler-que-o-mundo-esqueceu/
(Revista Veja) e outros sites da net.