A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL NÃO EXISTE... 16º ato.

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL NÃO EXISTE... 16º ato.

O SOL NÃO EXISTE... 16º ato.

GILBERTO CARVALHO - O HOMEM do CARRO PRETO de SANTO ANDRÉ (11ª parte).

BRUNO JOSÉ DANIEL FILHO.

Dados pessoais.

Nome completo – Bruno José Daniel Filho.

Nascimento – 28 de dezembro de 1952 (69 anos) – Santo André – SP.

Nacionalidade – Brasileiro.

Progenitores: - Mãe – Maria Clécia Belletato Daniel. – Pai – Bruno José Daniel.

Partido – PT (1980 – 2011) e PSOL (2011 – presente).

Profissão – Economista, Engenheiro, Professor e Político.

BRUNO JOSÉ DANIEL FILHO (Santo André, 28 de dezembro de 1952 – 69 anos) é um professor, economista e político brasileiro atualmente filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Foi fundador do PT em 1980.

BIOGRAFIA.

BRUNO DANIEL FILHO é graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1975), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1984), com doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), e, pós-doutorado na “École des hautes études en sciences sociales” - Paris (2006/2007).

É professor assistente e doutor do departamento de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1987, e, especialista em desenvolvimento tecnológico da Fundação do Desenvolvimento Administrativo desde 1994.

É professor titular da Fundação Santo André desde 1986. Tem experiência em pesquisa, consultoria e formação como professor, em cursos de economia e em capacitação de gestores públicos, e, como pesquisador e consultor, principalmente em temas relativos à orçamento participativo, desenho e gestão de políticas públicas e planejamento participativo.

BRUNO DANIEL FILHO foi, junto ao irmão CELSO DANIEL um dos Fundadores do PARTIDO dos TRABALHADORES, em 1980.

Em 2006, teve que deixar o Brasil com a família. Bruno Daniel foi alvo de ameaças de morte após depor na CPI dos BINGOS, que investigava um Esquema de Propinas para o PT.

Na ocasião, chegou a acusar Dirigentes Petistas de receber Propina, o que foi negado pelo Partido.

Após quase duas décadas, a morte de Celso Daniel ainda suscita polêmica.

Observações do escriba:

1ª - Em janeiro de 2002, a “seita” Petista já estava envolvida em sequestros, torturas e assassinatos dos seus próprios correligionários, antes mesmo de Lula ser eleito pela primeira vez Presidente da República. O slogan do “Sapo Barbudo”: - Lulinha paz e amor. Na teoria o amor, na prática o terror.

2ª – Talvez Bruno Daniel e seus familiares tenham sido uma das primeiras vítimas do exílio político obrigatório, no Brasil, durante o longo Regime dos Trabalhadores (Lulistas e Dilmistas). “Ou Lula ou mude-se”.

"Nunca falei que o PT estava envolvido nisso. Sempre disse: - É necessário investigar o que aconteceu e, se os investigados têm ou não vínculo com o partido, isso deve ser obtido a partir das apurações. Muitos querem atribuir a mim acusações ao PT que eu nunca fiz", afirma.

"Instalou-se no governo do Celso uma MÁFIA, e MÁFIA atua de um jeito que sai de qualquer tipo de lógica racional." De volta ao Brasil, em 2012, Bruno rompeu com o PT.

CARREIRA POLÍTICA.

Em 2020 disputou a eleição municipal de Santo André concorrendo ao cargo de PREFEITO pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na coligação "Outra Santo André é Possível" formada pelo PSOL e REDE.

A chapa ficou em 3º lugar, alcançando 25.018 votos, a maior da história do partido na cidade.

REFERÊNCIAS.

01 - «Bruno José Daniel Filho». Escavador. Consultado em 19 de outubro de 2020.

02 - Boss, Samuel (28 de julho de 2019). «Bruno Daniel, irmão de Celso Daniel é pré-candidato a Prefeito em Santo André». Bastidor Político. Consultado em 19 de outubro de 2020.

03 - «Resultado das Eleições e Apuração Santo André-SP no 1º Turno. G1 Eleições». G1. Consultado em 17 de janeiro de 2021.

Este artigo sobre "BRUNO DANIEL FILHO" é da WIKIPÉDIA.

CATEGORIAS:

Pessoas vivas.

Nascidos em 1952.

Membros do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Esta página foi editada pela última vez às 02h43min de 18 de abril de 2021.

JOÃO FRANCISCO DANIEL.

Klinger acusa João Francisco Daniel de mentir para favorecer Empresa.

Em depoimento ainda em andamento na CPI dos BINGOS, o ex-secretário da prefeitura de Santo André (SP) Klinger Luiz de Oliveira Souza tentou desqualificar os depoimentos de João Francisco e de Bruno Daniel, irmãos do prefeito assassinado da cidade, Celso Daniel (PT).

Ambos disseram à comissão que havia um Esquema de Corrupção na Prefeitura de Santo André, comandado por Klinger Oliveira.

Mas o ex-secretário refutou, acusando João Francisco Daniel. Disse que o irmão do ex-prefeito assassinado fez lobby para que, a Empresa de Transportes, Expresso Guarará, conseguisse adições ao contrato com a prefeitura.

Klinger Oliveira acrescentou que os Proprietários da Guarará estavam incomodados com a Fiscalização da Prefeitura e, por isso, depois do assassinato do ex-prefeito, resolveram denunciar um suposto Esquema de Propina.

João Francisco e Bruno Daniel também afirmaram que Celso Daniel havia feito um DOSSIÊ para se proteger de Klinger, Sérgio Gomes da Silva, ("Sombra"), e Ronan Maria Pinto, dono de empresas de transporte coletivo em Santo André.

A conversa teria acontecido em OUTUBRO de 2001, quando o então prefeito teria tirado uma tarde para "relaxar".

"Eu fiquei muito impactado com esta informação, tanto que fui investigar a agenda do Celso. Na agenda do Celso não consta esta tarde. Não dá para acreditar que ele tenha dito que estava fazendo um DOSSIÊ para se proteger de Klinger, Sérgio e Ronan”.

“Muito me estranha que somente três anos depois da morte do Celso Daniel, o seu irmão se lembrar de que ele falou deste DOSSIÊ", afirmou Klinger Oliveira.

Ao se defender das acusações de corrupção, Klinger Oliveira afirmou à CPI que, até hoje, a única prova de enriquecimento ilícito encontrada nas suas contas é um CHEQUE no valor de R$ 3.000.

Segundo ele, este CHEQUE foi para o pagamento da compra de um equipamento que ele fez, no Cartão de Crédito de sua mulher, durante uma viagem para os ESTADOS UNIDOS. O equipamento foi encomendado por um amigo.

Sobre a GRAVAÇÃO divulgada na CPI hoje, feita pela POLÍCIA FEDERAL e na qual ele diz estar APAVORADO e que precisa "ARMAR ALGUMA COISA” sobre as VERSÕES para a morte de Celso Daniel, Klinger disse que "ARMAR significava buscar provas para divulgar uma versão verdadeira dos fatos."

Presidente da CPI dos BINGOS acredita que acareação mostrará quem está mentindo.

Da redação, 06 de outubro de 2005, 00h00.

FOTO: - Imagem da CPI dos BINGOS

- Agência Senado.

Ao final do depoimento do engenheiro e professor de economia BRUNO JOSÉ DANIEL FILHO à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, nesta quinta-feira (6), o presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse que só com a acareação entre Bruno, João Francisco Daniel e Gilberto Carvalho a comissão conseguirá concluir "quem está falando a verdade".

Bruno e João Francisco, irmãos do prefeito petista de Santo André (SP) Celso Daniel assassinado em 2002, acusam Gilberto Carvalho, Chefe de Gabinete do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de participar de um Esquema de Arrecadação de Propinas destinadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) na prefeitura do município paulista. A acareação deve acontecer no próximo dia 26.

Bruno, irmão caçula de Celso, reiterou por diversas vezes durante o depoimento que Gilberto Carvalho encaminhava recursos resultantes do Esquema de Propinas para o PT.

Ele frisou que "a arrecadação era operada por Klinger de Oliveira Souza, Ronan Maria Pinto e Sérgio Gomes da Silva".

Klinger de Oliveira Souza era o então Secretário de Obras do Prefeito Petista.

Ronan Maria Pinto é um empresário ligado a empresas de COLETA de LIXO e Sérgio "Sombra", segurança e amigo de Celso Daniel.

De acordo com Bruno, Sérgio está indiciado como mandante do crime.

O professor Bruno, que já foi filiado ao PT, mas não participa de atividades partidárias desde o início dos anos 90, disse não descartar a hipótese de que outras pessoas participaram do crime.

Segundo ele, o celular do Deputado Estadual Donizete Braga (PT-SP) foi rastreado como estando perto do local de Cativeiro de Celso em dia próximo aos do sequestro e assassinato.

O senador José Agripino (PFL-RN) disse que Bruno demonstrou uma rara sinceridade no depoimento. Para Agripino, se a tese de crime político defendida pelos irmãos de Celso for comprovada, as razões políticas do assassinato "certamente envolvem o PT".

Agripino também disse ainda que "já está na hora de Gilberto sair do cargo". Efraim se disse satisfeito com o depoimento.

- Foi convincente e em determinados momentos emotivo, mas temos que levar em consideração os fatos, e não a emoção - ponderou o presidente da CPI dos BINGOS.

- Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado). Fonte: - Agência Senado.

VIDA PÚBLICA.

Acareação - Irmãos de Celso Daniel repetem que Gilberto Carvalho confessou ter levado dinheiro de corrupção.

Por - O Globo/Globo Online - 26/10/2005 18h13min.

Na acareação realizada pela CPI dos BINGOS nesta quarta-feira, João Francisco e Bruno Daniel, irmãos do prefeito assassinado de Santo André (SP) Celso Daniel, repetiram a acusação de que o Chefe de Gabinete do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, confessou que transportava MALAS com DINHEIRO arrecadado com corrupção na prefeitura daquela cidade.

Teria inclusive levado certa vez UMA MALA com R$ 1,2 milhão para o então presidente do PT JOSÉ DIRCEU no seu CORSA PRETO.

João Francisco Daniel, que rivalizou mais com Gilberto Carvalho, foi irônico ao contar detalhes do encontro em que o Assessor de Lula teria feito tais revelações.

Disse que ele comeu vários pedaços de BOLO de AIPIM na sua casa e perguntou a Gilberto Carvalho se não se lembrava de ter gostado tanto do bolo.

Lembrou também de uma conversa dentro do próprio carro de Gilberto Carvalho quando o petista o levava para o apartamento do advogado LUIZ EDUARDO GREENHALGH.

Nessa hora, voltou a ser irônico e disse que a única testemunha era o tal CORSA PRETO.

Teriam sido no total, segundo os irmãos, três conversas em que Gilberto Carvalho falava do Esquema de Corrupção: - A primeira no sábado da MISSA de SÉTIMO dia com o irmão, a segunda na CASA de João Francisco Daniel e a terceira no CARRO do Gilberto Carvalho.

João Francisco desafiou Gilberto Carvalho a passar por um detector de mentiras. Em resposta ao senador José Jorge, Gilberto Carvalho disse que não tem medo de se submeter ao teste, embora não conheça o método.

O tempo todo se apresentando como defensor da imagem de CELSO DANIEL, Gilberto Carvalho acusou os irmãos de estarem sendo usados politicamente.

Acusou João Francisco de defender os interesses da Empresa de Ônibus Guarará na prefeitura de Santo André, de ter tentado arrumar um emprego para a filha na prefeitura e de não reconhecer como tal a filha do ex-prefeito com Ivone Santana, namorada de Celso Daniel.

Segundo Gilberto Carvalho, a frieza dos irmãos em relação à filha de Celso Daniel lhe causa uma tristeza no coração.

Bruno Daniel respondeu que a criança nasceu quando Ivone Santana era casada com outra pessoa, que registrou a criança e reivindica a Paternidade dela.

O assunto, segundo Bruno Daniel, está sendo tratado num Processo que tramita em SEGREDO de JUSTIÇA.

Num dos momentos em que mostrou maior indignação, Gilberto Carvalho chegou a gritar que CELSO DANIEL não teria guardado nunca SACOS de DINHEIRO em CASA, como acusou uma ex-empregada do prefeito, que disse em depoimento ao Ministério Público de São Paulo ter visto um saco de lixo com dinheiro na casa do petista:

- Quem conhecia o CELSO DANIEL sabe pelo amor de Deus, que ele não guardaria sacos de dinheiro em casa! - protestou Gilberto Carvalho, num dos momentos em que se exaltou na CPI.

- Todos que tinham um mínimo de proximidade com CELSO DANIEL sabem que ele seria incapaz de um gesto assim...

A acusação de que os dois irmãos estavam sendo instrumento da oposição irritou os parlamentares, em especial o presidente da CPI, o pefelista Efraim Morais (PB).

Gilberto Carvalho havia dito que eles estariam a serviço de interesses políticos e o presidente o interpelou para saber que interesses seriam esses.

O líder do PT, Henrique Fontana (RS), que estava no plenário, tentou sair em defesa de Gilberto Carvalho, mas Efraim o impediu de falar porque não era senador e a CPI é só do Senado.

Veja também.

João Francisco Daniel desafia Gilberto Carvalho a teste com detector de mentiras. Irmãos de CELSO DANIEL querem ver sua agenda e seu computador. Irmãos de CELSO DANIEL servem a 'jogo político', diz Gilberto Carvalho.

Álvaro Dias lê gravações da POLÍCIA FEDERAL e Gilberto Carvalho rejeita acusações.

Bruno Daniel acusa PT de omissão na elucidação do caso CELSO DANIEL.

Gilberto Carvalho diz que só Justiça pode falar sobre suspeitos no caso CELSO DANIEL.

Flávio Arns acusa irmão de CELSO DANIEL de incoerente.

Gilberto Carvalho se diz pasmo com irmãos de CELSO DANIEL.

Bruno Daniel: - Gilberto Carvalho ajudou apenas parcialmente na investigação da morte do prefeito.

Gilberto Carvalho diz que irmãos de CELSO DANIEL servem a 'jogo político’.

Gilberto Carvalho: - 'Não devo e não temo nada nessa história'.

Irmão de Celso Daniel fala pela primeira vez com Gilberto Carvalho.

Bruno Daniel reafirma ter ouvido confissão de Gilberto Carvalho.

Chefe de Gabinete de Lula encara irmãos de CELSO DANIEL.

Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Edição do dia 26 de outubro de 2005 – RSS – 26 de 10 de 2005 – 00h00.

GILBERTO CARVALHO e os irmãos de CELSO DANIEL se confrontam.

FOTO: – GILBERTO CARVALHO no Gabinete do Presidente Lula.

FOTO:- Os irmãos de CELSO DANIEL participaram de uma acareação na CPI dos BINGOS.

Foram sete horas tensas na CPI dos BINGOS, recheadas de acusações mútuas, temperadas pelo debate sobre Gravações Telefônicas obtidas de forma Ilegal.

Foi uma acareação diferente, sem o olho no olho.

Os senadores concordaram que o Chefe de Gabinete do Presidente Lula e os irmãos de CELSO DANIEL ficassem de frente para o PLENÁRIO.

Os três já tinham prestado depoimento em CPIs. Mas os senadores queriam esclarecer as acusações de que GILBERTO CARVALHO teria transportado DINHEIRO para o então Deputado JOSÉ DIRCEU, quando GILBERTO CARVALHO ainda trabalhava na Prefeitura de SANTO ANDRÉ.

Os irmãos do prefeito mantiveram a acusação. BRUNO DANIEL contou que houve um encontro no qual GILBERTO CARVALHO relatou aos irmãos que havia um Esquema de Arrecadação em Santo Andre, "e que eram utilizados para Financiamento de Campanhas do PT e que em certa oportunidade GILBERTO CARVALHO chegou a encaminhar ao Deputado JOSÉ DIRCEU a quantia de R$ 1,2 milhão".

Mas GILBERTO CARVALHO classificou de “fantasiosa” a versão dos irmãos Daniel.

"Não sou responsável por essa criação do senhor JOÃO FRANCISCO, disse GILBERTO CARVALHO”.

"Eu não relatei, não fiz nenhuma afirmação porque não levei dinheiro para o Deputado JOSÉ DIRCEU", insistiu.

Na troca de acusações, o Chefe de Gabinete do Presidente Lula chegou a dizer que a denúncia dos irmãos do Prefeito de Santo André era motivada por interesses políticos.

"O primeiro momento em que essa denúncia foi feita foi na CAMPANHA ELEITORAL, em 2002, e agora nesse momento de grande crise política o assunto volta à tona", afirmou GILBERTO CARVALHO.

Na tentativa de mostrar que os irmãos não eram tão próximos de Celso Daniel, Gilberto Carvalho disse que a família deixou de dar tratamento adequado a uma suposta filha do prefeito.

"Vou ter que dizer para vocês uma coisa que não disse até hoje. Mas Celso Daniel tem uma filha de sua relação com a Ivone Santana e a família em nenhum momento reconheceu, embora haja já um LAUDO PARTICULAR mostrando, e a cidade toda sabe que essa menina é filha de Celso Daniel", contou.

Bruno Daniel rebateu destacando que quando Gilberto Carvalho levanta essas questões, ele parece querer jogar uma cortina de fumaça sobre o que é efetivamente relevante. "Qual a relevância da filha do Celso?", ele perguntou.

Observações do escriba:

1ª – Como cidadão, como curioso, como leitor e como eleitor, vou entrar na briga. LAUDO PARTICULAR não significa LAUDO HONESTO. A criança pode ser filha da Ivone Santana com Celso Daniel, da Ivone Santana com Sérgio “Sombra” ou da Ivone Santana com o sonso do Gilberto Carvalho. Ou não? Ivone Santana não vivia maritalmente com Celso Daniel.

2ª – Oriento os leitores e as leitoras a assistirem ao programa “Roda Viva”, hoje em dia uma “Roda Morta”, sobre o que o Bruno Daniel falou sobre a idoneidade dos exames de DNA e sobre a vida pessoal de Ivone Santana, sobre conta corrente (depósitos de Sérgio Sombra ou Gilberto Carvalho?), sobre os elogios de Gilberto Carvalho à Ivone Santana na missa de 7º dia de CELSO DANIEL.

3ª - Gilbertinho. - Conversou com o padre antes ou depois da missa? Foi? O Gilberto Carvalho era pródigo em conversar com parte da Igreja Católica (os membros progressistas), por assim dizer. E, também, era uma espécie de finaciador-mor das ONGs. Ou não? Chalaça! Mas, nojento mesmo foi o comportamento do entrevistador principal do “RODA VIVA”. O jornalista ou elemento (?) só faltou dizer que Bruno Daniel assassinou o irmão Celso Daniel. FIO de PUTO.

A cortina de fumaça que existe sobre a morte do prefeito de Santo André assusta os irmãos Daniel. João Francisco Daniel deu a entender que se sente ameaçado depois da MORTE de SETE PESSOAS envolvidas com o assassinato do prefeito.

"Se acontecer algo conosco gostaria de deixar público que somos pessoas normais sem instinto suicida" ele salientou.

Depois de mais de quatro horas de acareação, João Francisco Daniel se exaltou e propôs a Gilberto Carvalho um teste no detector de mentiras. "Vamos ver quem esta falando a verdade", disse ele.

Gilberto Carvalho respondeu: - "evidentemente, não tenho medo nenhum de exame com polígrafo. Podemos fazer sim".

A reação dos senadores foi cautelosa. Jefferson Peres, por exemplo, afirmou que alguém, ele não sabia quem, tem enorme capacidade e frieza de mentir. "Ou a versão dos irmãos é verdadeira ou eles inventaram isso", afirmou.

Tasso Jereissati afirmou que "não deu para chegar a uma conclusão porque não houve um lado que tenha se rendido e que tenha entrado numa contradição definitiva".

Já Tião Viana disse que achou "O Doutor Gilberto Carvalho absolutamente seguro e os irmãos absolutamente seguros. Agora caberá ao Ministério Público avançar nas suas conclusões".

Outro debate que esquentou a CPI foi a tentativa da oposição de apresentar DEZENAS de FITAS em que aparece a VOZ de GILBERTO CARVALHO na época das investigações da morte do prefeito Celso Daniel.

Os governistas insistiram para que as conversas não fossem mostradas. Gilberto Carvalho temia que os fatos fossem distorcidos se trechos fossem apresentados fora de contexto.

O senador Álvaro Dias leu algumas partes e a CPI acabou guardando as FITAS.

Muito abatido depois da sessão da CPI dos BINGOS, GILBERTO CARVALHO foi cumprimentado pelo Ministro Jacques Wagner, das Relações Institucionais, que estava satisfeito com a atuação do Principal Assessor do Presidente.

O presidente Lula estava fora de Brasília, mas foi informado do andamento da acareação.

- Lá para as tantas CHALAÇA ligou pro Sapo Barbudo.

- Alô Presidente. Aqui é o CHALAÇA! Foi tudo bem. Enganei aqueles dois otários! Deu-me um suor da DESGRAÇA!

- Venha aqui no meu palácio tomar uma CACHAÇA CHALAÇA!

- Tô indo já! Se mal pergunte Presidente a CACHAÇA é de onde? Uma de Pernambuco, outra de Minas Gerais outra de São Paulo e outra do Paraná... Mas, não conte a ninguém...

Aracaju, 12 de abril de 2022.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE nº 573.

FONTES: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – WIKIPÉDIA. – (4) – Outras fontes.