A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL NÃO EXISTE... 15º ato.

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL NÃO EXISTE... 15º ato.

O SOL NÃO EXISTE... 15º ato.

GILBERTO CARVALHO - O HOMEM do CARRO PRETO de SANTO ANDRÉ (10ª parte).

CPI dos BINGOS ou ESCÂNDALO dos BINGOS.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

O ESCÂNDALO dos BINGOS, também conhecido por ESCÂNDALO WALDOMIRO DINIZ é uma crise que surgiu em 13 de fevereiro de 2004, no GOVERNO LULA, após denúncias de que WALDOMIRO DINIZ, a época - ASSESSOR do então MINISTRO da CASA CIVIL JOSÉ DIRCEU -, estava Extorquindo Dinheiro de EMPRESÁRIOS com a finalidade de Arrecadar Fundos para o Partido dos Trabalhadores. Waldomiro Diniz foi exonerado no mesmo dia.

Observações do escriba:

1ª - A chamada CPI dos BINGOS (ocorreu em fevereiro de 2004) como também ficou chamado o ESCÂNDALO de Waldomiro Diniz, e, aconteceu aproximadamente, dois anos após (ocorreu em janeiro de 2002) o assassinato do Prefeito de Santo André, CELSO DANIEL (PT).

2ª - A motivação era a mesma: - Extorquir EMPRESÁRIOS para financiar as campanhas do Partido dos Trabalhadores (PT), estando agora na Presidência da República o OPERÁRIO e SINDICALISTA Sapo Barbudo, que fora eleito no final de 2002.

O ESCÂNDALO veio à tona após a divulgação de uma GRAVAÇÃO feita pelo EMPRESÁRIO lotérico (BICHEIRO) Carlos Augusto Ramos, conhecido como CARLINHOS CACHOEIRA.

A gravação mostra o “EMPRESÁRIO” CARLINHOS CACHOEIRA sendo supostamente extorquido pelo Assessor Ministerial WALDOMIRO DINIZ.

WALDOMIRO DINIZ passou a ser investigado pela CPI dos BINGOS, com o objetivo de "investigar e apurar a utilização das Casas de Bingo para a prática de Crimes de Lavagem de Dinheiro ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores, bem como a relação dessas Casas e das Empresas Concessionárias de Apostas com o CRIME ORGANIZADO".

A CPI foi presidida pelo senador Efraim Morais e teve como relator o senador Garibaldi Alves Filho.

WALDOMIRO DINIZ esteve do outro lado em duas outras CPIs, ou seja, a que afastou o então presidente Collor em 1992 e a dos Anões do Orçamento de 1993.

Conforme edição nº 1819 da Revista IstoÉ, ele esteve envolvido também em um das maiores BARRIGAS do jornalismo recente.

Devido ao caso, o presidente Lula assinou, no dia 20 de fevereiro de 2004, uma Medida Provisória que proibiu o funcionamento de Bingos, Caça-Níqueis e outras Casas de Jogos de Azar em todo o Brasil.

Observações do escriba:

1ª - Aproveitando a CPI dos BINGOS, os deputados, senadores, doleiros, lobistas, juristas, e outros istas, todos integrantes da “nobreza” da ILHA da FANTASIA (Brasília), data vênia, tentaram resolver também, de uma só vez, o caso ESCANDALOSO do ASSASSINATO do prefeito Celso Daniel.

2ª - Para tanto, na CPI dos BINGOS, fizeram uma acareação entre o engenheiro Bruno Daniel, o oftalmologista João Francisco Daniel, e, o homem do carro preto de Santo André, o discreto filósofo e “teólogo” GILBERTO CARVALHO, que, durante os oito longos anos dos desgovernos do Sapo Barbudo, passaria a ser conhecido pela alcunha de o “Golbery” do PT ou o “Chalaça” de Dom Pedro I.

3ª – O que causa discrepância ou desconfiança, é saber, o que tem em comum, uma BINGOLÂNDIA Ministerial com o sequestro, as torturas e o assassinato covarde de um prefeito do PT (Celso Daniel), fato ocorrido dois anos antes? BINGO!?

4ª – Vamos tentar encontrar na Wikipédia, um pouco da biografia de Bruno Daniel e de João Daniel, dois irmãos do saudoso CELSO DANIEL.

5ª – Enquanto o Ministério Público do Estado de São Paulo defendia que o crime de Celso Daniel tinha conotação política – a mesma linha de raciocínio dos dois irmãos do prefeito assassinado – do outro lado, a polícia civil do Estado de São Paulo, realizou dois inquéritos, chegando à conclusão de que se tratava de um crime comum. Quem era o Presidente do Brasil? Fernando Henrique Seboso (PSDB). Quem era o Governador de São Paulo? Geraldo Alkimim (PSDB). Não havia interesse político em elucidar o crime. Mas... Por quê? É o que veremos mais adiante.

Ver também - Governo Lula - Escândalo do Mensalão.

REFERÊNCIAS.

01 - Liz Batista (03 de fevereiro de 2014). «Escândalo Waldomiro Diniz completa 10 anos». Acervo Estadão.

02 - «2004: Escândalo dos Bingos é primeira crise política do governo Lula». CBN. Globo.com.

03 - «Dos Bingos ao STF, saiba a ligação de Cachoeira com o Mensalão». Terra.

04 - «Waldomiro Diniz é condenado a 12 anos de prisão». Época. Globo.com.

05 - Sérgio Lírio. (16 de maio de 2012). «A CPI dos Bingos e suas consequências». Carta Capital.

06 - Andreza Matias (29 de maio de 2006). «Efraim Morais ameaça prorrogar trabalhos da CPI dos Bingos». Folha de S.Paulo. UOl.

07 - «Pressionado, Lula proíbe bingo no país». Folha de S.Paulo. Uol. 21 de fevereiro de 2004.

CATEGORIAS:

Comissões parlamentares de inquérito do Brasil.

Crises do Brasil.

Escândalos de corrupção no Brasil.

Escândalos políticos no Brasil.

Governo Lula.

2004 na política do Brasil.

Esta página foi editada pela última vez às 02h00min de 06 de agosto de 2021.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

ARACAJU, sábado, 10 de abril de 2022.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (3) – GOOGLE. (4) – WIKIPÉDIA (5) – Outras Fontes.