Fato político importante mas passou despercebido

FATO POLÍTICO IMPORTANTE MAS PASSOU DESPERCEBIDO

Miguel Carqueija

 

O digno e íntegro Senador José Antonio Reguffe, conhecido por recusar todas as mordomias (todas mesmo, e protocola a recusa, de modo a não poder nem voltar atrás), procedimento que adota desde deputado regional pelo DF (equivalente a deputado estadual, pois o DF não é estado) e depois como deputado federal, por esses dias se desfiliou do Podemos e se filiou à União Brasil.

O fato é curioso, pois há tempos se especula sobre a possível candidatura de Reguffe à Presidência da República. Entretanto a entrada no Podemos do Sergio Moro, que já ingressou com ares de candidato, atropelou Reguffe, na minha modesta opinião. As tais famigeradas pesquisas incluem Moro, ignorando Reguffe. Mas Deus sabe que Reguffe tem excelente chance de se eleger, caso venha a se candidatar. Seria uma zebra, mas zebras em várias ocasiões ganharam eleições, até presidenciais. No caso, a campanha eleitoral desvendará para todo o eleitorado a austeridade e honestidade de Reguffe.

Ele é um homem discreto e parece estar escondendo o jogo, ao declarar sua mudança de partido deu a entender que isso tem a ver com as eleições, mas a outra alternativa seria o governo do Distrito Federal. Eu acredito porém que ele deve se candidatar à Presidência da República. E pelo jeito já não poderia fazer isso pelo Podemos.

Isso é apenas especulação, mas ainda existe outra razão, complementar talvez, para a saída de Reguffe do partido de Álvaro Dias. É que provavelmente incomoda a Reguffe respirar o mesmo ar que Sergio Moro.

 

Rio de Janeiro, 27 de março de 2022.