Uma classificação internacional reconhece a superioridade de Marrocos sobre Argelia no " poder de influência"

Marrocos ficou em 46º lugar no índice global no que diz respeito ao poder de influência (soft power) pelo ano de 2022, dois lugares à frente do índice do ano passado, com uma pontuação de 34,9, seja um aumento de 1,1 grau.

O Marrocos ficou ainda em sexto lugar em relação ao Oriente Médio e Norte da África, depois dos Emirados Árabes Unidos, 15º posição globalmente, depois da Arábia Saudita, na posição de 24º , seguido do Catar, 26º internacionalmente, Egito 31º e Kuwait 36º.

Quanto à Argélia, ela caiu um degrau, ficando no 75º globalmente, enquanto no ano passado 74º entre 120 países.

O Soft Power ou ainda poder de influência segundo o grupo Brand Finance Corporation, estabelecido em 1996, define soft power como “a capacidade de uma nação influenciar as diferentes preferências e comportamentos dos atores na arena internacional por meio de atração ou persuasão em vez de coerção”.

O índice de soft power leva em consideração vários aspectos, incluindo negócios e comércio, governança, relações internacionais, cultura e patrimônio, além da mídia, comunicação, educação e ciência.

Tal Soft Power, expressão em inglês, surte efeito no curto, médio e longo prazo, permitindo de ajudar os governos a alcançar diversos objetivos e iniciativas políticas, destacando que o soft power historicamente se desenvolveu de forma espontânea nas questões estratégicas; uma vez que hoje um grupo de países se vê cada vez mais como um componente importante da política e poder de influência.

O índice de soft power a nível internacional foi liderado pelos Estados Unidos da América, seguidos pelo Reino Unido, depois pela Alemanha e China, seguidos pelo Japão, França, Canadá e Suíça, depois pela Rússia e Itália.

Tal índice foi elaborado pela organização britânica “Brand Finance”, com base numa pesquisa de opinião, na qual participaram mais de 100.000 pessoas de 101 países, visando a testar os diversos eixos de soft power e seu impacto positivo e negativo sobre outro.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 16/03/2022
Código do texto: T7473724
Classificação de conteúdo: seguro