A Liberdade... O Conhecimento... A Arte... O Preço... O Tempo... A Verdade... A Vida... A Vontade... O SOL NÃO EXISTE... 1º ato.

A Liberdade... O Conhecimento... A Arte... O Preço... O Tempo... A Verdade... A Vida... A Vontade... O SOL NÃO EXISTE... 1º ato.

O SOL NÃO EXISTE... 1º ato.

As leitoras e os leitores, no final das contas haverão de concordar comigo. Após aproximadamente um ano sem escrever um artigo sequer, aqui no Recanto das Letras, pretendo retornar lentamente à atividade de escriba. Todo robô é doido de pedra. Afirmar que O SOL NÃO EXISTE é coisa de doido, ou seja, é coisa de robô.

As eleitoras e os eleitores (afinal, estamos no ano eleitoral de 2022) não devem confundir o “SOL da escala musical” com o “SOL CELESTIAL” que, segundo a maioria da população mundial, costuma afirmar: - “Dizem que o SOL existe, aparece todo santo dia e nasce para todos”.

Nós MARCIANOS, afirmamos com muita convicção: - O SOL NÃO EXISTE. Pelo menos na minha visão e na visão de alguns poucos azarados. A LUZ SOLAR deve ser vista com os dois olhos. Mas, pode ser vista com um olho só, para aquele que é cego de um dos olhos.

Não é o meu caso, pois, quando acendo uma lanterna, enxergo perfeitamente com os dois olhos, tudo o que está em minha volta. Todavia, quando me mandam olhar para o SOL, não consigo vê-lo. Não consigo ver o SOL nascente, o SOL a pino e nem o SOL morrente.

Já estive com os 16 melhores oculistas de Sergipe (oftalmologistas) e eles não chegaram a um diagnóstico correto e convincente. Um deles chegou a dizer: - Você é portador de uma cegueira muito rara conhecida como AVITAMINOSE A.

Acendi uma terceira vela, pra ver bem visto, a cara do “Doutor”. Recordei-me que ele havia atuado na política partidária na década de 80, mais precisamente em 1986.

Na época (1986) ele havia recomendado o uso indiscriminado de VITAMINA “A” em todas as crianças menores de cinco anos de idade, aqui no Estado de Sergipe. A duvidosa VITAMINA “A” era procedente do CANADÁ.

Ele explicou-me rapidamente que CANADÁ tinha três “A”s e que SERGIPE não tinha nenhum “A”. Daí tira-se um “A” do CANADÁ e coloca a VITAMINA “A” nas crianças “do” SERGIPE. Para evitar a “cegueira noturna” nas criancinhas, disse-me em tom de confissão, o dito Oculista.

No meu caso a “cegueira é diurna”, explicou-me o “Doutor” com gesticulações “políticas e politiqueiras”. Não vejo o SOL de jeito nenhum. Já a LUA eu enxergo muito bem, desabafei convulsivamente.

Acendendo uma vela eu enxergo tudo, acendendo um candeeiro eu enxergo melhor ainda, ligando o interruptor da luz eu enxergo bem mais. Com ou sem óculos.

O oculista e também “político vitamínico” acrescentou tiranicamente: - Você tem pendores ideológicos NEGACIONISTAS e gosta de “FAKE NEWS”. Você é um robô. Calado estava e mudo fiquei. Piorei tudo de uma só vez.

Em relação ao SOL da escala musical consigo OUVI-LO bem. O som do SOL musical eu OUÇO, porém eu também não o VEJO. Alguém aí do outro lado consegue VER o som das notas musicais? Então repetindo: - O SOL CELESTIAL NÃO EXISTE, entretanto, o SOL MUSICAL EXISTE.

Outro oculista disse-me desconfiado: - Você afirma que o SOL não existe. Não existe para você, mas, existe para as outras pessoas. Estou correto? - Corretíssimo, respondi.

- Posso lhe fazer uma pergunta? - Pode! - Perguntar não ofende... - Você toma banho de SOL? - Perguntou-me. Tomava quando existia o SOL. Ele deixou de existir, eu deixei de tomar banho de SOL.

- Você vai à praia. Vou não. Porém, levam-me às vezes, a contragosto. Durante o que vocês chamam de DIA eu não enxergo. Só enxergo à NOITE.

Levam-me para uma praia de um oceano chamado ATLÂNTICO, fico num lugar raso, pois, tenho medo de TUBARÕES.

- E você não sente o calor do SOL no seu corpo não? Sinto um calor sim. Porém, ninguém me garante que é do SOL...

Pode ser de uma fornalha, de um fogão, de uma fogueira, de um incêndio. Em locais muito quentes, minha visão diminui muito. - Entende? – Entendo.

Está vendo as ondas do mar? – Estou vendo pouco. Vou acender meu isqueiro. – Agora estou vendo melhor por causa do isqueiro e da lanterna. E continua sentindo o calor do SOL? Tá quente sim. Se é do SOL eu não sei. - Por perto daqui existe algum vulcão? – No Brasil não tem vulcão! - Em compensação tem muito LADRÃO. É ou não?

- Não sei te dizer. Sou médico oftalmologista, eu nasci e me criei e também me formei em Medicina, em São Paulo.

Trabalhei no Sindicato dos Médicos de São Paulo, que me mandou trabalhar em Sergipe. Coisas da política. Entende? – Entendo que a culpa é sempre do mordomo ou do garçom!...

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

ARACAJU, 11 de março de 2022.

MARTE (o meu planeta turístico predileto), de uma praia paradisíaca, tomando banho de CHUVA, fevereiro de 2022.

Observações curtas 1ª - Longe dos podres PETRALHAS. Ou seria longe dos PETRALHAS podres? 2ª – ARACAJU, 11 de março de 2022 é o mesmo que MARTE, fevereiro de 2022. 3ª – A diferença de datas é por conta do confuso FUSO Horário. Entendem ou vou ter de contratar um desenhista?

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – Jornal da Cidade de Aracaju (Sergipe), coluna política “PERISCÓPIO”, (autor ou autores ainda indeterminado {s}), 22 de fevereiro de 2022, caderno A, página 02. (2) – INTERNET. (3) – GOOGLE. (4) – Wikipédia (5) - OUTRAS FONTES.