Ucrânia 2

RUSSIA X UCRANIA.

NÃO HÁ MOCINHOS NESSA HISTÓRIA.

A imprensa brasileira mostrou toda a sua abundância de analistas sem preparo algum em política internacional. Não me surpreende, uma vez que a maioria desistiu do jornalismo e migrou pra militância antibolsonaro.

Procurei me informar junto aos especialistas de verdade, que estudam geopolítica e têm conhecimento militar.

É fato que a Rússia se preparou por muitos anos para essa guerra. Acumulou mais de 600 bilhões em reservas e tornou a Europa dependente de seus gasodutos. Ao mesmo tempo fez acordos com a China e instalou bases militares na América Latina.

Por outro lado assistiu de camarote o enfraquecimento do ocidente com suas políticas ambientalistas xiitas, políticas identitarias separatistas e "criminalização" da testosterona. Não duvido que a Russia tenha fomentado essa implantação. Os Russos não são campeões mundiais de xadrez à toa.

A substituição de Trump por um banana foi a senha para se acelerar os preparativos para a implementação da "grande Rússia". Faltava apenas um pretexto político, e ele foi dado com o convite para a Ucrânia participar da OTAN. Isso em muito lembra a crise dos mísseis em Cuba.

O Ocidente deu tudo o que Putin precisava pra fazer o que está fazendo, inclusive abandonando a Ucrânia à própria sorte.

E O BRASIL COMO FICA?

Mais uma vez ouvem-se as vozes do maniqueismo.

Antes de você tomar partido, seria bom saber que a comida que chega à sua mesa vem do agro. Sem os fertilizantes Russos não tem agro. Sem o agro seu filho passa fome. Entendeu agora o que o Bolsonaro foi fazer na Rússia? Antes de gritar "Bozo", estude um pouquinho de geopolítica pra entender que o melhor que o Brasil pode fazer neste momento é não ficar contra a Rússia, principalmente num momento em que os EUA tem um governo fraco que não se importa conosco.

Isso também mostra o despreparo político do Gen. Mourão com suas recentes declarações desastradas, que lhe valeram um pito do PR.

Se a Europa se importasse com a Ucrânia mandaria tropas para defendê-la, mas ela precisa do gás Russo, assim como o Brasil precisa dos fertilizantes. Entenderam o jogo?

Isso é pragmatismo, e vai além do seu coraçãozinho bondoso e pacifista. O mundo não é cor de rosa e cada país defende seus interesses com unhas e dentes, ou bombas.

O melhor que podemos fazer agora é não tomar partido, e aceitar de uma vez por todas que se não tivermos FFAAs poderosas e temidas amanhã seremos a Ucrânia, ou Taiwan.

UZIO MAZUR

Gary Burton
Enviado por Gary Burton em 28/02/2022
Código do texto: T7462209
Classificação de conteúdo: seguro