O Enviado especial da ONU de Mistura, nova abordagem diplomática para o conflito regional do saara marroquino

O Sr Staffan de Mistura, Enviado Pessoal do Secretário Geral da ONU para o Saara marroquino apresentou uma nova abordagem nas negociações políticas no término de sua turnê regional, onde tem mantido uma série de reuniões diretas com missões diplomáticas internacionais nas Nações Unidas.

O Sr Staffan de Mistura optou para novas conversas com a embaixadora da Alemanha nas Nações Unidas, Angie Leanderts, dedicando a examinar os desenvolvimentos desta questão regional. A esse respeito, tal autoridade alemã tem expressado o seu apoio aos importantes esforços internacionais para resolver este problema.

Na margem da recepção do rei Mohammed VI da mensagem do presidente alemão Frank Walter Steinmeier, por ocasião do Ano Novo de 2022, na qual considerou que Marrocos tem acompanhado extensas reformas sob a liderança do rei, destacando sobre "o contínuo e forte apoio da Alemanha em relação ao desenvolvimento que conhece Marrocos."

Para com a questão do Saara marroquino, Steinmeier considerou na sua carta junto ao rei Mohammed VI que a Alemanha “apoia o plano de autonomia apresentado em 2007, como um esforço sério e credível, capaz de levar a um acordo” desta disputa regional.

Nesse contexto, "as reuniões do enviado da ONU para o Saara marroquino, Staffan de Mistura sao meios baseados sobre principais dos países das Nações Unidas que visam uma saida do conflito, com base na mobilização dos países em questao para o sucesso desta missão, tendo em vista instar todas as partes a resolver o conflito." .

Essas meios diplomatica devem “basear-se sobre a mesa de negociações na qual Argélia faz parte como a principal ator do conflito, apesar de ter anteriormente expressado a sua rejeição a qualquer negociação direta”, acrescentando que “as reuniões De Mistura com os representantes permanentes dos principais países nas Nações Unidas, no âmbito da ampliação da nova diplomacia, círculo de consultas para com as posições desses países europeus e ocidentais”.

A maioria destes grandes países, que apoiam a missão de Staffan de Mistura, e também detêm influencia internacional, podendo apoiar a proposta marroquina de autonomia sob a soberania marroquina",com base "no dinamismo e movimento de mobilizacao em relacao a questão do Saara marroquino nas Nações Unidas, cuja vontade parte da comunidade internacional para resolver esta questão artificial, produto da Guerra Fria”

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário - Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 08/02/2022
Código do texto: T7447710
Classificação de conteúdo: seguro