Promessa de Canditado
É evidente que qualquer candidato a cargo eletivo vai sempre prometer o melhor para a sua gestão. Mas, quado se trata da primeira vez, os opositores já saem logo alardeando: "aquele nunca administrou nem uma bodega."
Se, no cargo executivo, ele vai administrar com as equipes, através das quais alcança seus objetivos. Não é ele que vai colocar a mão massa. Mas a ideia terá de partir essencialmente dele, que vai comandar.
Para tudo tem a primeira vez. Não é este o fator de recusa. Necessário se faz, entretanto, é dizer como fazer. Não basta prometer que fará isso ou aquilo, sem mostrar os meios. Cai naquela máxima que costumo repetir: "dizer é fácil, difícil é fazer".
É por isso que até numa entrevista para emprego numa empresa o profissional de Recursos Humanos precisa ter habilidade para identificar a capacidade do interessado ao emprego.
Assim, o eleitor também deve ter essa habilidada para identificar o potencial daquele que vai representá-lo na Administração Pública. Não basta prometer. É preciso saber se pode cumprir.