Mundo Real
Na área de infraestrutura e logística estão sendo realizadas obras - tanto pelo governo federal diretamente como pela iniciativa privada sob concessão ou afins - estratégicas em todos os setores (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, geração e distribuição de energia inclusive as de fonte renováveis solar e eólica, petróleo e gás...) e espalhadas por todas as regiões do país. Investimentos feitos por grupos brasileiros e internacionais, esses vindos dos mais diversificados países - o Brasil continua sendo um dos principais mercados para novos investimentos no mundo.
Via condições e instrumentos específicos de desenvolvimento econômico e em consequência social, o Nordeste está sendo incorporado de forma consistente e sustentada à economia do pais. Atrás da energia - limpa - vem a indústria, os empreendimentos do agronegócio, geração e distribuição de renda e empregos. O assistencialismo que garantiu por décadas a participação forte dos partidos de esquerda na região está sendo desconstruído.
O apoio do BNDES aos Estados e municípios na elaboração de projetos de saneamento tem sido fundamental para o crescimento exponencial do investimento na solução do maior problema na área do Meio Ambiente do país – a falta de saneamento básico principalmente nas regiões metropolitana s.
E esse investimento se faz pela iniciativa privada – como deve ser em um país com a dimensão, a complexidade e a pujança econômica do Brasil, com amazônica demanda acumulada pela falta de investimentos no setor decorrente da inação política governamental, em todos os níveis e há décadas.
Com a nova legislação que visa exatamente a forte inserção da iniciativa privada no setor, o valor dos investimentos privados já em andamento multiplicou por 10 no período setembro 20 a setembro 21 considerando-se apenas os projetos com contratação de recursos no BNDES, alcançando R$35,3 bi. E os mecanismos de apoios financeiros adicionais – como as debentures para investimentos em saneamento – também foram multiplicados por novas regras, atingindo nos 12 meses os R$12 bi.
Os números são do Ministério da Economia. O Brasil enfim caminha acelerado para a solução de seu maior problema na área do Meio Ambiente.
(JEK)