A Força da União !!!

A Força da União !

Montes Claros vive uma onda desenvolvimentista jamais vista nos últimos anos em função da União da Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Governo Federal e Bancada do Norte na Assembleia Legislativa . São centenas de obras estruturantes e a grande expectativa da concretização de várias outras em função desta parceria de sucesso que foi incrementada recentemente pelo recebimento dos recursos da Vale no valor de R$ 150.000.000,00 e a decisão do Governador Zema de finalmente autorizar o início das obras do Anel Rodoviário Norte, sonho antigo de várias administrações municipais que por aqui passaram.

Importante destacar o profissionalismo de como a Secretaria Municipal de Saúde conduziu o combate à Pandemia do Covid-19 no município sempre se mirando nas diretrizes do Plano Nacional de Imunização e nos protocolos básicos de Segurança do Ministério da Saúde. Talvez o único pecado tenha sido o tratamento restritivo exagerado dado ao setor de Bares e Restaurantes, cuja flexibilização demorou, e que causou o fechamento de vários estabelecimentos e o consequente desemprego de centenas de trabalhadores. No mais a vacinação está bastante adiantada e o trabalho da Secretária digno de louvor. Outro destaque são as iniciativas da Secretaria Municipal de Educação em tentar resgatar os estudantes de baixa renda, alunos das escolas municipais, com a contratação de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais para acompanhar a volta destes alunos à escola, além da compra de tablets para cessão aos mesmos. E uma nova cidade, que se transformou em um canteiro de obras, vai renascendo das cinzas da Pandemia com a certeza de que sim : “ Crise pode ser sinônimo de oportunidades”. Montes Claros foi escolhida para em parceria com a Eurofarma produzir a Vacina da Pfizer para toda a América Latina. Isto vai significar centenas de novos empregos e o efeito multiplicador destes. Sabemos que uma grande indústria traz consigo uma gama enorme de fornecedores de matéria prima e também de serviços. Por fim o pólo educacional universitário, tendo como carro-chefe a UNIMONTES e contando com mais seis grandes instituições de ensino alavancam o desenvolvimento da cidade e do norte de Minas.

Diante do positivo quadro econômico desenhado acima, os olhos do mundo político se voltam para as eleições vindouras de 2022 com reflexo na eleição para prefeito de 2024. O Vice-prefeito Guilherme Guimarães vem exercendo com inteligência a liderança do Grupo heterogêneo de forças que reelegeu Souto. E já aparece como seu único sucessor, deixando os atuais Deputados Estaduais em segundo plano. Insisto que cada eleição reflete na próxima. A eleição para prefeitos e vereadores é uma prévia para as eleições de Presidente, Governador, Senador e Deputados e vice-versa. Com o Governador Zema navegando em céu de brigadeiro e em alta perante o funcionalismo estadual , além de apresentar um sustentado volume de obras por todo o Estado, a concorrência do prefeito de Belo Horizonte Kali ainda não é uma ameaça efetiva; salvo se fatos novos vierem na Campanha eleitoral propriamente dita. Kalil é bastante conhecido na região metropolitana de Belo Horizonte; mas um ilustre desconhecido nos outros 830 municípios do Estado. No âmbito do pleito federal a “ terceira via” não se consolida e tudo leva a crer que teremos um segundo turno entre Lula e o Presidente Jair Bolsonaro. Inferindo que, para onde a “ terceira via” for a vitória irá. Poucas pessoas e analistas políticos estão dando o devido valor à “ terceira via” representada pelo Centro ideológico. Este centro ideológico não quer votar em um passado recente mas também não acredita mais no Governo eleito em 2018 por ampla maioria. Reitero que a posição assumida por cada pré-candidato nas ações de combate à COVID-19 deve pesar fortemente na definição de voto do eleitor em 2022 e 2024. Outro fator importantíssimo é a forma como estes candidatos trabalharão as redes sociais que vem ganhando destaque a cada eleição. Por fim lamentamos que até o momento, as entidades de classe e empresariais de Montes Claros, não tenham ainda sentado à mesa para discutir sobre a importância da eleição de nomes da região para a Câmara dos Deputados e uma posição firme em denunciar os candidatos “ paraquedistas”ou “ Copa do Mundo” que aparecem de quatro em quatro anos, com apoio de vereadores, prefeitos e “ lideranças do Norte de Minas” , para aqui receber o voto e depois desaparecer.

Quem sabe a união demonstrada pela Bancada do Norte, o empenho do Governador Zema, do Procurador Geral de Justiça Jarbas Soares, do Prefeito Humberto Souto e dos parlamentares federais eleitos pelo Norte de Minas não sensibilizem as lideranças empresariais, classistas e políticas para a importância, de uma vez por todas, eleger uma bancada de Deputados Federais que defendam as conquistas realizadas e que coloquem o Norte de Minas no lugar que merece na geografia do Estado de Minas. Depende também muito de nós eleitores: Votar em candidatos da região e que tenham compromisso com o desenvolvimento econômico e social do polígono das secas mineiro, sonho tão defendido pelo saudoso Dr. Simeão Ribeiro Pires, mentor do Estado do Norte de Minas.

Gustavo Mameluque. Jornalista. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Colunista do site montesclaros.com

Blogue : mameluquegustavo@blogspot.com

Mameluque
Enviado por Mameluque em 17/09/2021
Código do texto: T7344382
Classificação de conteúdo: seguro