Marroco a favor de nomear ex-enviado a Síria de Mistura, enviado da ONU para o Saara marroquino

Sr Omar Hilale, Representante Permanente de Marrocos nas Nações Unidas revelou que o Reino de Marrocos concordou em nomear Staffan de Mistura como Enviado Pessoal das Nações Unidas para o Saara marroquino.

Num comunicado junto ao MAP, o Embaixador Hilale declarou que o Secretário-Geral das Nações Unidas tem iniciado umas consultas com membros do Conselho de Segurança a fim de nomear de Mistura para este cargo vago por muitos anos.

Sr Hilal acrescentou que o anúncio da nomeação do ex-enviado da ONU à Síria para o novo cargo será feito nos próximos dias, após a aprovação dos membros do Conselho de Segurança.

O porta-voz sublinhou que o Marrocos apoia os esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas para chegar a uma solução política, realista, prática e duradoura para o litígio regional em torno do Saara marroquino.

O sr Omar Hilale expressou a disposição do Marrocos em apoiar os esforços do diplomata de Mistura para resolver esta disputa regional de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança, emitidas desde 2007, nomeadamente as Resoluções 2440, 2468, 2494 e 2548, sobre o processo de mesas redondas com os quatro participantes, em referência à Argélia , Mauritânia e a Frente "Polisario".

O responsável marroquino sublinhou ainda que “o Reino de Marrocos tem confirmado oficialmente, durante as últimas duas mesas-redondas em Genebra, na presença dos ministros argelinos, Messahel e  Amamra, que a solução do litígio  do Saara marroquino passa através do plano de autonomia e nada que a autonomia; no quadro da soberania e integridade territorial marroquina.”

Lahcen EL MOUTAQI

professor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 15/09/2021
Código do texto: T7342641
Classificação de conteúdo: seguro