(Parte do artigo):" Poder da burrice"
Folha de S.Paulo - João Wainer

Mas como discutir com um burro, ou até tentar explicar que ele é burro? Impossível, pois exatamente por ser burro lhe faltam os elementos cognitivos que poderiam permitir que entendesse isso.
Argumentar com essas pessoas remete ao complexo do pombo enxadrista, aquele que, quando confrontado pelo adversário, derruba as peças, caga no tabuleiro e sai voando para dizer que ganhou. Um tipo de comportamento que atinge em cheio seu principal objetivo. Inviabiliza o diálogo, o que é excelente para quem não é capaz de produzir argumentos.
Se chegamos a esse buraco, o acaso pouco teve a ver com isso. Durante a ditadura militar, um projeto educacional sério foi destruído por pessoas que desprezam o conhecimento, o pensamento crítico e as artes em geral. Professores foram presos, torturados e perseguidos com o claro objetivo de levar para as salas de aula apenas o pensamento militar de obedecer sem questionar. Disciplinas que provocam a reflexão foram banidas, e
outras, que estimulam a obediência, como educação moral e cívica, criadas. Sofremos os impactos dessa política até hoje e isso explica em parte o fundo do poço que atingimos.
Recentemente, em pleno 2021,  o ministro da Educação disse que a universidade deve ser para poucos, sugerindo que os mais pobres façam cursos técnicos.
..............................................................................
BRASIL: mostra tua cara...