Democracia Ameaçada?
Quem já acompanhou a atuação de 15 Presidentes da República pode afirmar que a Democracia nunca esteve tão bem consolidada quanto agora.
Com tantos meios de comunicação e a população se expressando de forma livre, sem ao menos sofrer qualquer repressão, quando dentro dos limites constitucionais, isto realmente demonstra a existência de uma democracia e não ao contrário, como a interpretação de alguém que se deixa levar por ideologias políticas. Se existe o direito ao contraditório, isto não implica em ameaça, mas a confirmação de que ela está realmente funcionando.
O último Presidente do regime militar ficou conhecido por suas frases polêmicas.
Ele mesmo defendia uma transição para a Redemocratização, deixando claro que queria um civil como seu sucessor, por meio de eleições livres e democráticas.
E, nesse sentido, assim se pronunciou: "Em nome da Democracia eu prendo e arrebento." É ou não é uma frase contraditória?
Hoje, algumas frases decorrentes apenas do "pavio curto" nada tem a ver com ameaça a democracia. É apenas uma questão de interpretação. Comparando tempos não muito remotos, podemos dizer que atualmente estamos em Plena Democracia. Não é por conta de alguns eventuais incendiários que o circo vai pegar fogo. Os bombeiros estão atentos para
qualquer chamado de emergência.