A Matemática da CPI
Somente o mais rude cidadão em matemática poderia acreditar nas informações da CPI, no que diz respeito ao preço das vacinas. Quando um depoente, também parlamentar, ousou confrontar a CPI, dizendo que ali havia mentira, a reação foi tão desesperadora, que desistiram de continuar ouvindo o depoente. Ora, uma vacina de dose única, ao preço de 17 dólares, não é mais cara que a de 15 dólares, que precisa de duas doses, implicando em custo de 30 dólares na imunização total.
Entretanto, para a população, não era essa a informação passada pela CPI. Apenas que era mais cara. Na correta conversão matemática, a de 17 dólares de dose única, corresponde a 8,50 em relação a outra.
Diante de certas verdades do depoente, o Presidente da CPI chegou a dizer que aquilo ele só podia dizer da porta pra fora e não ali no recinto do CPI. Então, lá fora, em entrevista coletiva, reafirmou: "tantas vezes que eu volte, vou dizer a mesma coisa. Sou parlamentar, tanto quanto eles, e tenho direito à liberdade de expressão."