O Ministro da Defesa espanhol: Marrocos merece respeito e os negócios de armas, um assunto interno

O reforço de equipamentos militares e armamento para Marrocos foi objeto do tema de uma discussão do Ministro da Defesa espanhol, com a agência “Europe Press”. Tal autoridade espanhol considerou a estratégia militar do reino, um assunto interno, aclarando sobre  seu país, como membro da União Europeia e OTAN.

A ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, na margem de uma resposta a uma pergunta sobre se o seu país tem a  estratégia para com as cidades ocupadas de Ceuta e Melilla, logo após as aquisições de equipamento militares, levado a cabo por Marrocos, considerando tal ato ligado a "um assunto interno do Marrocos."

Sr Robles tem falado de “Marrocos como um país que merece o máximo de respeito",  lembrando que a Espanha não está isolada, mas tem apoio internacional, a “sua política de defesa  criptografada conta com a União Europeia e  OTAN”.

Afirmando ainda que “a política de defesa espanhola trata no âmbito da União Europeia e  NATO, e as missões mantidas com os Capacetes Azuis e das Nações Unidas. Uma vez que o Marrocos não pertence à União Europeia e OTAN.

A Ministra considerou Ceuta e Melilha "como qualquer cidade espanhola" e não revelou qualquer intenção de alterar a estratégia do seu país face às duas brechas do norte de Marrocos. Anotando que a Espanha pretende acolher a próxima cúpula da OTAN, trata-se de "uma referência ao papel da Espanha  na aliança dentro de quarenta anos".

As declarações do Ministro da Defesa espanhol vêm após um relatório recentemente publicado da Agência Europeia, considerando que “Marrocos  negocia com a Turquia a compra de 22 helicópteros de ataque, no valor de 1.300 milhões de euros, além de 12 drones turcos para monitorar as fronteiras de Ceuta e Melilla”.

A Europe Press sublinhou o relatório, o “Marrocos, o Estreito de Gibraltar e a Ameaça Militar sobre Espanha”, emitido pelo Instituto de Segurança e Cultura, cujo ambicioso programa de armamento implementado por Marrocos nos últimos anos, objeto de aquisição de materiais militares através de negócios de um valor financeiro significativo.

 

Referindo-se que o relatório do Instituto Espanhol de Segurança e Cultura concluiu que

"Os planos de Marrocos  se reafirmam, juntamente com o reconhecimento do Saara marroquino pelos Estados Unidos, representando um desafio à integridade territorial de Espanha, bem como  aos interesses económicos europeus.”

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, <Marrocos- 

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 11/08/2021
Código do texto: T7318456
Classificação de conteúdo: seguro