Por que as experiências socialistas reais não têm dado certo??

O que Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, China e todos os demais países que já tentaram o "socialismo" têm em comum, além disso??

Já viram que nessas sociedades, apesar da proibição do culto religioso, da liberalização do aborto e da promoção da igualdade social^, muitos "valores conservadores" têm prevalecido??

LGBTfobia e outras formas de preconceito, especismo*, desenvolvimentismo**, militarismo, autoritarismo, nacionalismo...

^ que, respectivamente, tem sido substituído por uma doutrinação ideológica tão fanática quanto à religiosa; que não tem sido uniforme nos países socialistas, vezes proibido, vezes banalizado; com resultados variados, mas geralmente aquém do que seria o mais ideal, por causa da manutenção de grupos ou classes privilegiados...

* especismo, que é a crença na superioridade absoluta dos seres humanos em relação às outras espécies;

** desenvolvimentismo, que é uma ideologia que prega pela exploração predatória dos recursos naturais, tratando a natureza de maneira excessivamente utilitária.

E o que isso tem resultado??

Na violação dos direitos humanos; na destruição do meio ambiente; na crueldade contra animais não-humanos; na corrupção generalizada ou totalitarismo das elites político-econômicas, compostas principalmente por burocratas e militares, ao invés de serem promovidos à governança os indivíduos mais sábios; no fanatismo ideológico; na censura à liberdade de expressão; na falta de solidariedade entre as pessoas, de participação popular nas decisões ou de verdadeira democracia; na manutenção de classes privilegiadas, enfim, em tudo aquilo que, em maior ou menor grau, nós também vivenciamos em sociedades capitalistas e/ou tradicionais, e que é oposto à proposta original do socialismo e do comunismo...

Voltando à pergunta do título e a resposta pode parecer um deboche, mas não é: por que as experiências socialistas reais não têm dado certo??

Bem, porque têm poupado e mesmo perpetuado uma boa parte dos ditos "valores conservadores". Aí não tem como dar certo mesmo, ainda mais se o que propõem, supostamente, é o de superá-los, até para que consigam construir uma sociedade ideal, baseada na solidariedade e na igualdade.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 20/07/2021
Reeditado em 19/09/2022
Código do texto: T7303432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.