Marrocos e Israel rumo à abertura das embaixadas

Nos últimos dias, o Marrocos e Israel trocam de informação e coordenam estratégias diplomáticas, após um período de estagnação nas negociações desde a assinatura dos acordos da retomada das relações,10 de dezembro de 2020.

Muitas Fontes israelenses consideram que o ministro das Relações Exteriores de Israel  telefonou, sexta-feira passada, ao seu homólogo marroquino; a menos de um mês, envolvendo no âmbito da coordenação de uma visita oficial de Yair Lapid a Rabat, isso é no próximo mês de agosto.

Israel procura com isso estabelecer relações diplomáticas  com Marrocos sem se limitar apenas aos dois escritórios entre Rabat e Tel Aviv, uma vez que as fontes hebraicas tratam de contatos intensos entre os dois países de elevado nível de representação diplomática, indo ao nível de embaixadas .

Neste contexto, o chanceler israelense Yair Lapid informou ter o interesse de efetuar uma visita ao Marrocos, cujo chanceler Nasser Bourita ia visitar posteriormente, Israel.

Sr Lapid considerou num tweet no Twitter, segunda-feira:

“No último fim de semana, foi discutido com o ministro das Relações Exteriores de Marrocos, Nasser Bourita, a ideia de uma primeira visita oficial para um ministro das Relações Exteriores de Israel ao Marrocos, no âmbito de fortalecimento  de relações diplomáticas. ”

Esclarecendo: “Tal visita pode vir após a autorização  de voos diretos para o Marrocos no final deste mês. Trata-se de um acontecimento histórico, cumprimentando o Rei do Marrocos, na pessoa do Rei Mohammed VI, devido ao papel desempenhado na promoção das visitas e o restabelecimento das relações ”.

Sr Lapid considerou no seu tweet: “Uma vez a visita ao Marrocos, o Ministro Bourita vai poder efetuar uma visita a Israel no quadro da abertura de um escritório de representação entre as partes”.

Por sua vez, o site norte-americano “Axios” informou que o chanceler israelense e seu homólogo marroquino têm concordado durante a conversa telefônica sobre as eventuais  visitas, previstas para 10 ou 11 de agosto, devido à situação epidemiológica do vírus Corona que ameaça Israel e Marrocos.

Algumas fontes israelenses consideram que o Marrocos e o Estado hebraico  planejam o estabelecimento de relações diplomáticas, no quadro da troca das embaixadas, cuja administração americana tem revelado ser a principal introdutora da relação, em decorrente do reconhecimento do Saara marroquino.

O ministro das Relações Exteriores de Israel confirmou, durante uma reunião do Conselho de Relações Exteriores da União Europeia em Bruxelas na semana passada, que Tel Aviv planeja abrir uma embaixada em Rabat, uma vez que nenhuma informação oficial tenha sido publicada sobre o  escritório ou a embaixada.

Alguns dias antes, o Diretor-Geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Alon Oshbiz tem realizado uma visita oficial a Rabat visando a discutir “o desenvolvimento das relações bilaterais e as formas de agregar conteúdo a essa cooperação nas esferas políticas, econômicas, bem como nas áreas culturais e humanas, na margem do acordo tripartido, Marrocos, Estados Unidos da América e Israel, assinado em dezembro de 2020 ”.

Na semana passada, o Marrocos e Israel têm assinado o primeiro acordo no campo da guerra eletrônica (cibernética) entre a Diretoria de Segurança Cibernética da Administração de Defesa Nacional e do chefe da autoridade “cibernética” israelense, na presença de Abdellatif Loudi, Ministro Delegado do Primeiro-Ministro responsável pela Administração da Defesa Nacional.

O Embaixador David Kufrin, Encarregado de Negócios do Escritório de Ligação de Israel em Rabat, tem confirmado que o acordo entre Marrocos e Israel prevê o estabelecimento de "relações diplomáticas", anotando numa nota junto ao jornal online Hespress sobre as relações entre Marrocos e Israel, objeto da abertura das duas embaixadas em Rabat e Tel Aviv.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 19/07/2021
Código do texto: T7302804
Classificação de conteúdo: seguro