Bolsonaro engana seus seguidores ao usar um discurso dos anos 60 como se fosse atual
BOLSONARO ENGANA SEUS SEGUIDORES AO USAR UM DISCURSO DOS ANOS 60 COMO SE FOSSE ATUAL
O discurso de que ele “É COMUNISTA” é uma retórica “requentada”trazida para a atualidade pelo atual presidente Jair Bolsonaro
O termo “comunista” era uma expressão característica a qual era atribuída a pessoas que defendiam ou eram simpáticas ao regime socialista da União Soviética. Começou a ser utilizado em 1947 e ganhou força nos anos 1960.
O discurso “comunista” serviu de suporte para a instalação da ditadura militar em 1964.
Na época , o uso dessa retórica era plausível pois vivíamos no auge da guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética.
De fato , o mundo era divido em bloco socialista e capitalista.
O Bloco socialista era comandado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e por países com ela alinhados , que passaram a ser chamados países “da cortina de ferro”.
Estados Unidos e União Soviética disputavam a adesão de novas nações a seus respectivos sistemas. Todavia , esse conflito político-ideológico que dividiu o mundo em dois blocos findou em 1991 , com o esfacelamento da União Soviética.
Os políticos a quem os bolsonaristas chamam de “comunistas” são cidadãos que adoram usufruir das benesses produzidas pelo capitalismo , que não abririam mão de sua liberdade , pois assim deixariam de passear em Orlando , Paris , Nova York ... que adoram carro e iPhone de última geração.
Bolsonaro criou um falso discurso ao afirmar que todo aquele que não pensa como ele ou discorda de suas estultícias são “comunistas”.
Seus seguidores assimilaram “direitinho” esse discurso fake a ponto de reproduzi-lo com fé e fanatismo.
Bolsonaro e sua militância dividiram a sociedade por conta deles próprios em comunistas e bolsonaristas ( não comunistas)
Todavia , o Brasil já teve alguns presidentes considerados de tendência esquerdista , por exemplo , FHC, Lula e Dilma; entretanto , todos eles governaram em boa sintonia com a elite brasileira.
Se o Brasil tivesse que mudar o regime de governo teria sido na época desses presidentes; no entanto , segundo estudos , foi no governo do PT que os banqueiros ampliaram suas fortunas oito vezes mais que no governo de FHC.
No governo de Dilma, empreiteiras, empresas em geral e banqueiros também lucraram bastante.
No atual contexto é praticamente impossível o país virar nação socialista , independente de quem seja eleito em 2022. Não há tendência de nenhum grupo político ou de grupos sociais com potencial para sequer propor a mudança de capitalismo para socialismo , ou seja , Bolsonaro e sua militância estão “viajando na maionese” , ou melhor , estão usando um discurso dos anos 1960 que não tem a mínima relação com o contexto de 2018 , 2019 e 2021 para tirar proveito político e de poder.
Texto publicado no RECANTO DAS LETRAS
Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues - autor do livro " Palavras do meu sentimento " , publica textos sobre temas diversos na plataforma RECANTO DAS LETRAS