![Senadores (da esquerda para direita): Randolfe Rodrigues, Omar Aziz e Ranan Calheiros](https://ichef.bbci.co.uk/news/640/cpsprodpb/80BE/production/_118685923_cpi.jpg)
"Vergonha Nacional!"
Senador Renan Calheiros (MDB-AL), lembrou na última quarta, que não há previsão legal para que a CPI possa convocar governadores e se opôs às convocações.
O constitucionalista Wallace Corbo, professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica que é muito provável que todas essas convocações sejam contestadas no Supremo Tribunal Federal.
Isso porque "o poder público está limitado ao que é autorizado pela Constituição ou pelas leis" e não há previsão de convocação por CPI de chefes do Poder Executivo.
A professora de Direito Constitucional Estefânia Barbosa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que o artigo 50 da Constituição Federal prevê apenas a convocação de titulares de órgãos subordinados ao presidente da República. Governadores e prefeitos não estariam incluídos, portanto, sua convocação seria inconstitucional.
Eles ainda poderiam ser convidados a comparecer à comissão, no entanto, e nesse caso seu comparecimento não seria obrigatório.
Que Constituição é essa?
Internet:Notícias da Covid