Pontos positivos no Governo Bolsonaro

PONTOS POSITIVOS NO GOVERNO BOLSONARO
Miguel Carqueija

É muito estranha a situação, hoje desenhada em nosso país, que seja necessária coragem para falar a favor do Presidente da República; porém o linchamento moral a que este é submetido pela militância esquerdista, que praticamente domina os meios de comunicação, fez de tal situação absurda uma realidade.
No entanto, Jair Bolsonaro é mesmo o monstro que a propaganda esquerdista apresenta, sem esquecer que certas vozes da direita se juntam a tais ataques indiscriminados?
Nega-se sistematicamente, ou ignora-se , os fatos positivos deste governo e no entanto eles existem em quantidade. Sem embargo eu não concordo com tudo o que faz o Governo Bolsonaro, já emiti críticas discordantes disso ou daquilo (por exemplo, a liberação maciça de agrotóxicos) mas jamais perfilarei com PT, PSDB e Rede Globo, a escória desse país, para fazer campanha de difamação contra o Presidente.
Mas vejamos. Bolsonaro nos livrou do retorno do PT ao poder, derrotando o poste de Lula. Reduziu os ministérios a 22, pois o petismo havia aumentado criminosamente até para 39. Acabou com muitas mamatas, inclusive a da Globolixo.
Talvez a parte mais notável seja a do Ministério da Infraestrutura, com as obras dirigidas pelo Ministro Tarcísio Freitas, homem digno, sério e trabalhador. Nos governos anteriores, repletos de corrupção, muitas obras ficaram interrompidas, inacabadas, apesar do dinheiro gasto em profusão. Tarcísio Freitas vem prosseguindo o que governos anteriores abandonaram, e suas obras — ferrovias, rodovias, portos, aeroportos, pontes, o canal do São Francisco — estão mudando a face do país e para melhor. Só não vê quem não quer. Sim, a grande mídia em geral esconde, mas quem quiser saber mais é só pesquisar no google e no youtube. Ora, por que negar ou ocultar esse lado altamente positivo do Governo Bolsonaro? É coisa correta a desonestidade intelectual?
Também considero admirável a Ministra da Família, Damares Alves. Sei que ela é submetida a forte campanha de descrédito, mas que há de mal em defender com denodo os vulneráveis? Foi o seu ministério que libertou velhos que estavam sendo acorrentados pelos parentes. Ela tem denunciado aberrações como o estupro de bebês (eu em certa época nem sabia que uma tal coisa podia existir), violentação de mulheres idosas, e certos demônios em carne e osso que usam a internet para induzir crianças e adolescentes ao suicídio ou auto-agressão, e isso não é mentira, pois antes mesmo de Bolsonaro ser presidente — portanto Damares ainda não surgira no cenário nacional — já se falava de uma tal “baleia azul”, um programa qualquer de internet que fazia tais induções. Fiquei estarrecido quando soube que esse pessoal fica mandando mensagens a adolescentes falando coisas como “Tu não é homem para se jogar da janela”. E, afinal, o instinto de sobrevivência deve estar mais forte em quem ainda viveu pouco, como podem crianças e adolescentes cair numa coisa dessas? São coisas demoníacas, só pode. Adolescentes que ficam cortando o braço, ou praticando brincadeiras perigosas para si e para os outros: cair de repente no chão sobre os joelhos, com risco de quebrar as rótulas; puxar a perna de outras pessoas (até da própria mãe, já foi noticiado) para que caiam.
Damares também procura conscientizar que os indiozinhos devem ser protegidos pelo Estado pois, como observou nosso maior jurista, Dr. Ives Gandra Martins, “são brasileiros”. E existem tribos da região central que enterram vivos bebês deficientes ou gêmeos. Ou seja, tabus antigos levam a isso. As tradições indígenas devem ser respeitada, mas matar bebês é tradição? Ou uma barbárie que deve ser eliminada? Há coisas que sim, devem ser sublimadas, ultrapassadas, o canibalismo também era um costume de nossos silvícolas, mas a salutar ação dos jesuítas colocou isso no passado. Ou será que algum “progressista” deseja que os índios voltem a ser antropófagos?
Há quem zombe da ministra porque teria visto a Jesus Cristo numa goiabeira. Como eu não tenho conhecimento do assunto “in natura”, não tendo lido ou assistido nenhuma declaração dela a respeito, ignoro o contexto e na verdade não posso opinar. Não sei se ela disse exatamente isso. Mas, em primeiro lugar, sei que é uma pessoa idônea. Em tese poderia ter tido uma ilusão ou alucinação. Ou não quis dizer exatamente isso. Como deixei assinalado, não conheço o assunto “in natura”. Mas também sei que Jesus Cristo realmente aparece a algumas pessoas e ela é uma pessoa cristã. Como eu ousaria zombar dela? E se o fato for verdadeiro, que satisfação poderei dar a Jesus, quando chegar a minha hora?
No que se refere à crise sanitária trazida pelo coronavírus, o que vemos é uma esquerda de aves de rapina promovendo o linchamento moral de Bolsonaro, por motivos irrisórios como ter-se referido à doença como “gripezinha”, mas aludindo à sua própria resistência física, pois parece que se considera um atleta(isso é crime?). E até tinha razão, pois pegou a covid e se curou facilmente fazendo uso da cloroquina. Aquele médico da Globo, Drauzio Varella, já havia falado em “resfriadinho” e o mundo não lhe caiu em cima, apesar da sua responsabilidade como profissional da Medicina. E francamente, eu não creio que Drauzio estivesse se referindo ao seu próprio físico de atleta.
O que realmente importa nesse caso é que não foi Bolsonaro quem proibiu o trabalho, levando o povo à ruína e à fome: foram prefeitos e governadores. Eles que respondam pelo que fizeram. Afinal, se ocorrem mortes pela covid, também ocorrem pela fome.
Também não foi Bolsonaro quem estimulou o carnaval de 2020, que por motivos óbvios deveria ter sido cancelado. Bolsonaro mostrou-se apreensivo com isso, aconselhou o cancelamento do carnaval, mas não foi ouvido. Mandetta, Doria, Witzel, a Rede Globo, deram força à mais promíscua festa do mundo, dezenas de milhões de turistas estrangeiros nos invadiram, trazendo com eles os coronavírus em grande quantidade. E não estão sendo responsabilizados. Quanto ao enfrentamento da crise, o governo federal distribuiu generosas verbas para todos os governadores. Que se faça então uma auditoria sobre a destinação dessas verbas. Como os governos estaduais puderam deixar faltarem leitos, insumos, respiradores e até oxigênio?
Sei muito bem que Bolsonaro comete erros e muitas vezes fala demais e que é um casca grossa. Mas nada disso justifica campanha de difamação, ou linchamento moral. Criticar o governo eu também critico, mas a crítica tem que ser construtiva e civilizada. E sobretudo, verdadeira.

Rio de Janeiro, 2 a 17 de maio de 2021.