Marrocos convocou a embaixadora alemã para dar explicações sobre as posições hostis

Segundo o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos residentes no estrangeiro, o Reino do Marrocos convocou a embaixadora, acreditada  em Rabat para consultas e explicações.

O comunicado, cujo jornal Heba Press tem recebido uma cópia, revela que a República Federal da Alemanha tem acumulado um conjunto de posições hostis, desrespeitando e violando os mais elevados interesses do Reino, devido a posição negativa da Alemanha sobre a questão do Saara marroquino, com base nesta postura hostil, que veio logo após a declaração presidencial americana do reconhecimento da soberania de Marrocos sobre o Saara,  consideranda-a como uma situação perigosa inexplicada por parte da Alemanha.

O comunicado prosseguiu referindo que, do mesmo modo, as autoridades deste país têm atribuído o processo penal de um ex-condenado por atos terroristas, cujas informações sensíveis foram dadas pelos serviços de segurança marroquinos aos seus homólogos alemães.

Tal comunicado, explicando que, além disso, há uma luta contínua e implacável contra o papel regional do Marrocos, sobretudo no que diz respeito ao arquivo da Líbia, sendo que a Alemanha tentou excluir o Reino do processo, sem nenhuma justificativa, esta posição foi  mantida por Berlim com Rabat.

Finalmente, o comunicado anotou que, com base no que acima foi exposto, e devido a esta hostilidade persistente e inaceitável, o Reino de Marrocos decidiu convocar definitivamente a embaixadora de Berlim, acreditada por Rabat,  para explicações e consultas.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 06/05/2021
Código do texto: T7249471
Classificação de conteúdo: seguro