Dois Presidentes; "A" e "B", Discursaram ... Mas, Quem é Quem nessa História?

Foram dois presidentes que sendo representantes de duas frentes políticas totalmente antagônicas certamente pretendiam naquele que seria o seu primeiro discurso como presidente do País, definir e nortear os rumos dos seus mandatos; um iniciando em 01/01/2003 e o outro dezesseis anos depois; em 01/01/ 2019, sendo que enquanto um deles é um ex-capitâo formado na tradicional Academia Militar das Agulhas Negras, o máximo que o outro conseguiu foi se formar torneiro-mecânico num curso do SENAI...

Vale ressaltar que um deles; o "B", sempre foi uma liderança natural, com predisposição ao diálogo e capacidade de liderar e fazer leitura do ambiente, enquanto que o outro; o "A", nunca foi um líder; é um chefe, aquele que manda e os outros obedecem.

Esse que seria o presidente "A", em um trecho daquele que seria o seu primeiro discurso à Nação, disse: "Temos, diante de nós, uma oportunidade única de reconstruir nosso país e de resgatar a esperança dos nossos compatriotas. Estou certo de que enfrentaremos enormes desafios, mas, se tivermos a sabedoria de ouvir a voz do povo, alcançaremos êxito em nossos objetivos, e, pelo exemplo e pelo trabalho, levaremos as futuras gerações a nos seguir nesta tarefa gloriosa. Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã, combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores. O Brasil voltará a ser um país livre de amarras ideológicas.

Pretendo partilhar o poder, de forma progressiva, responsável e consciente, de Brasília para o Brasil; do Poder Central para Estados e Municípios.

Reafirmo meu compromisso de construir uma sociedade sem discriminação ou divisão.

Já o outro, que seria o presidente "B", também em um trecho do seu discurso, disse: "A esperança finalmente venceu o medo e a sociedade brasileira decidiu que estava na hora de trilhar novos caminhos.

Diante do esgotamento de um modelo que, em vez de gerar crescimento, produziu estagnação, desemprego e fome; diante do fracasso de uma cultura do individualismo, do egoísmo, da indiferença perante o próximo, da desintegração das famílias e das comunidades

Diante das ameaças à soberania nacional, da precariedade avassaladora da segurança pública, do desrespeito aos mais velhos e do desalento dos mais jovens; diante do impasse econômico, social e moral do país, a sociedade brasileira escolheu mudar e começou, ela mesma, a promover a mudança necessária."

Interessante que muito embora já tenha se passado mais de dezesseis anos entre esses dois governos totalmente antagônicos, o teor dos seus discursos são idênticos, o que dificulta muito a definição dos seus respectivos autores...

Mas e se encontrássemos em um desses dois discursos algumas palavras grosseiras ou até mesmo chulas, dadas as características de cada um dos presidentes; um ex-capitão e um ex-torneiro-mecânico, será que não seria mais fácil identificar quem seriam o "A" e o "B" nessa história?