A Polisario, grupo separatista responde com falsos" projéteis "no saara pela morte de um líder militar 

Após a escalada da raiva nos campos de "Tindouf", controlados pelos separatistas da polisario, aliado da Argélia, após a morte de um de seus líderes militares numa operação militar, cujos detalhes ainda não foram revelados, uma vez que a "Polisario" nao consegui resolver sua crise interna; pretendendo o retorno a arma contra as Forças Armadas Reais no saara.

A milícia "Polisario" não encontrou outra forma de promover a sua tese a não ser deslocar o seu "falso" equipamento militar para a zona tampão, mantendo "mentiras" através dos bombardeamentos de regiões marroquinas.  o que revela a confusão no qual se encontra, chamando para realizar sessões de negociação com todas as partes em torno do conflito do Saara.

Tal movimento da "Polisario" leva a sua milícia para atacar seis regiões militares marroquinas, logo após que "um de seus líderes foi morto no ataque perpetuado pelo aéreo das Forças Armadas Reais contra o comboio separatista", segundo a rede britânica (BBC) e outras meios de comunicação internacionais.

Muitos acreditam que o foco da "Polisario" nas "guerras fantasmas"  tem surgido após seu fracasso em responder com sucesso à liberação da travessia da Guerguerat e aos sucessos diplomáticos marroquinos; tal situação  das milícias armadas não levam a não ser a cerca de segurança, devido ao avançado equipamento militar marroquino.

Durante a semana passada, um grupo de líderes da primeira fileira da frente separatista tentou se aproximar da cerca de segurança. Mas, as Forças Armadas Reais nao demoraram a responder  vigorosamente a este ato ilegal.

A Frente separatista "Polisario" reconheceu a morte de um dos seus dirigentes na zona tampão, cerca de El Shaham, mantendo a situação tensa na zona tampão do Tafariti, devido a intervenção das Forças Armadas Reais Marroquinas.

Segundo a organização separatista, um drone marroquino bombardeou o veículo do comandante militar, "Dah Al-Bendir", do comandante da chamada "gendarmaria nacional", tal comboio tem sido acompanhado com outras pessoas, quando a operação militar  marroquino os atacou.

Desde que foi assegurado o cruzamento de Guerguerat das milícias separatistas, as Forças Armadas Reais restringiram e alertaram sobre quaisquer provocações que possam ocorrer ao longo do muro de areia.

Finalmente, Nasser Bourita, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no estrangeiro esclareceu que:

“Marrocos empenha sempre no cessar-fogo; mas responderá a qualquer ameaça à sua segurança e estabilidade, atrás das orientações e saberes da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, alta major da força Armada e da Guerra.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 13/04/2021
Código do texto: T7230729
Classificação de conteúdo: seguro