O Mapa do Marrocos com o Saara leva a Argélia a se retirar do encontro internacional
A delegação argelina convidada numa reunião regional dos diretores-gerais das alfândegas do Norte de África, Oriente e Oriente Médio, se retirou devido à apresentação do mapa do Marrocos incluindo as regiões saranianas do Reino de Marrocos.
O comunicado da Direcção-Geral das Alfândegas da Argélia declarou, nesta terça-feira, que o gabinete de contacto da organização do Norte de África tem incluído nas reuniões os mapas das regiões do Saara envolvendo o território do Reino de Marrocos, o que a delegação argelina não aceitou retirando-se desta reunião.
O Reitor da Alfândega da Jordânia, sob a direção desta 53ª sessão, recusou atender ao pedido do chefe da delegação argelina que pede retirar estes mapas, causando uma bofetada retumbante à Argélia ao recusar a retirar os três mapas, cujo Marrocos não tem amputado suas províncias do sul.
A delegação da alfândega argelina não suportou tal realidade, retirando-se da reunião sem que nenhum dos participantes tivesse apoiado o seu pedido, continuando a tuitar fora da reunião da comunidade internacional.
Uma fonte diplomática informou no comunicado, cuja cópia junto ao jornal online Hespress, que tal retirada para Argélia revela o lugar da questão do Saara marroquino, algo comparado a sua questão nacional.
A fonte diplomática esclareceu que tal encontro internacional continuou sem a delegação argelina, confirmando o isolamento da Argélia, sendo surpreendendo que Argélia aproveita o dossier marroquino do Saara para cortar e obstruir todas as perspectivas de cooperação, no quadro técnico e cultural entre os países árabes.
Tendo participado neste encontro, o Secretário-Geral da Organização Mundial das Alfândegas e o Diretor do Departamento de Integração Econômica da Liga Árabe.
Tendo discutido diferentes questões aduaneiras da região, trocando informações, prevendo a criação de um site e revista eletrônica em prol da região, na presença de todos os diretores das alfândegas do Norte da África, do Oriente e Oriente Médio.
Finalmente o Ministério das Relações Exteriores da Argélia tem exprimido numa correspondência oficial, o seu temor de que o Reino de Marrocos mobiliza a sua diplomacia para promover no mundo os mapas cujas regiões do sul, chamando todas as autoridades argelinas a retirar-se da reunião, onde é apresentado o mapa de Marrocos com as suas regiões meridionais.
Lahcen EL MOUTAQI
Professor universitário