Articulação Política
Desde Platão, sabemos que política é a arte de administrar o bem público e a habilidade de negociação com seus pares, situação e oposição.
Politicamente, costumamos dizer que Alagoas tem história: três Presidentes da República, Presidentes da Câmara e Presidente do Senado. Independentemente da atuação de cada um, costumo fazer uma analogia com o futebol. Qualquer time jogando lá fora, por uma questão de alagoanidade, torço pelo daqui.
Assim, no caso mais recente, entre São Paulo e Alagoas, também torci pelo daqui, o mais alinhado com o governo federal. Isto porque, conforme também já preconizava Platão, ninguém governa sozinho. O próprio ex-presidente Collor admite que seu afastamento se deveu aos "arroubos da juventude", faltando-lhe habilidade para negociar com o Congresso, à época. Hoje, mais maduro, tiraria de letra, visto que o seu pecado foi menor do que o dos que o sucederam, segundo comprova a história.
E nós, leigos em política e em justiça, apenas citamos a frase: "não julgueis sem antes analisar as duas faces da questão".