Diferença entre Agenda e Ideologia Política
Há uma diferença perene, ao meu ver e sem consultar nenhum autor (ou seja um opinião bruta), entre ideologia e agenda política. Ideologia muitas vezes não precisa de ações práticas que a tornem verdadeira, enquanto agenda mais precisa de atos que prolongações proposicionais.
Uma ideologia pela sua conceituação em si, visa uma ideia, algo que não existe (ainda?) no mundo "concreto", mas se tem o desejo sincero de transmutar o mundo a partir da ideia -- isso aqui não pegando os conceitos marxistas de alienação ou dialética materialista, mas só Dialética (sentido lato, platônico).
Enquanto uma agenda, por mais que seja como qualquer ato humano, ou seja, uma prolongação de uma proposição, não há o desejo de se tornar uma ideia algo "concreto", mas antes de se aplicar ações políticas ("da cidade") que são factíveis e possíveis (e se possível já aplicadas em outros lugares), mas tornadas em ato, no caso, no lugar que o indivíduo ora vive e defende certa agenda.
Assim, antes de tudo, uma agenda política por mais que derive muitas vezes de proposições, provém também de ações humanas aplicadas e empiria (tentativa e erro). Já uma ideologia exatamente por seu aspecto de "juízo sintético", não precisa de demonstrações empíricas (ou seja, tentativas) ou práticas de conhecimento (que já foram aplicadas e se mostraram verdadeiras de fato) mas tão somente de que demonstrem uma certa lógica interna do encadeamento de suas proposições.