Os refugiados venezuelanos

https://www.acnur.org/portugues/2020/08/28/brasil-reconhece-mais-77-mil-venezuelanos-como-refugiados/

A Agência da ONU para refugiados publicou esta matéria em 20 de agosto do presente ano. Por ela tomamos conhecimento que naquela época o Governo do Brasil reconheceu mais 7.787 venezuelanos que migraram de seu país, fugindo do regime de Nicolás Maduro, foram reconhecidos entre nós como refugiados, não portanto como simples imigrantes clandestinos.
O Governo Jair Bolsonaro aliás tem mantido a esse respeito conduta exemplar, diferente do que ocorre com fugitivos das situações de guerra, perseguição e penúria que chegam em países da Europa, na Líbia e nos Estados Unidos.
Assim, em agosto passado já estavam reconhecidos oficialmente como refugiados cerca de 46.000 venezuelanos, mas o total de fugitivos da Venezuela aqui chegados chegava a 260.000. Lógico, os processos de reconhecimento da condição prosseguem desde então. A notícia fala também num total de 5 milhões de venezuelanos (sic) já fora do seu país.
Não sou eu quem o diz ou quem fala na "grave e generalizada violação de direitos humanos" no pais vizinho (definição da CONARE, ou Comitê Nacional para Refugiados), tudo isso está na matéria da ACNUR conforme janela acima.
O Governo Bolsonaro tem buscado a integração dessas pessoas e entidades religiosas vêm fazendo a sua parte, inclusive a Igreja Católica.
Que diferença do governo de Dilma, que facilitou a recondução a Cuba de dois pugilistas que tentaram se refugiar no Brasil!
Entendamos bem a situação: não são os brasileiros que fogem em massa para a Venezuela, são os venezuelanos que fogem em massa para o Brasil.
Diante de fatos dessa natureza, cabe uma simples pergunta:
Afinal de contas quem é o fascista? Bolsonaro ou Maduro?