POR QUE A CAPITAL CONSIDERADA COM 80% DA POPULAÇÃO NEGRA NÃO SE IDENTIFICA COM CANDIDATOS NEGROS PARA O CARGO EXECUTIVO?

POR QUE A CAPITAL CONSIDERADA COM 80% DA POPULAÇÃO NEGRA NÃO SE IDENTIFICA COM CANDIDATOS NEGROS PARA O CARGO EXECUTIVO?

É uma pergunta procedente e necessária diante de mais uma eleição que ora vamos vivenciar.Será porque falta candidatos capazes para gerir o executivo municipal e estadual? É claro que não. Mas fica uma pergunta que não saberia responder, é pela inabilidade do movimento negro? Pelo que podemos deduzir através do óbvio ele se deslancha no racismo.Essa é a resposta mais cristalina.

Como se sabe, historicamente os negros ao longo desses anos lutaram e muito para conseguirem as vitórias, as conquistas dos dias atuais, mas infelizmente um dos setores entre outros tem muito que lutar, a política institucional.

"Os negros representam a maioria da população brasileira. Segundo o IBGE, 56,10% dos brasileiros se declaram negros"

(TV Senado- 11/08/2020)

"Uma pesquisa feita com mais de 500 empresas mostra que, apesar de serem a maioria da população, os cidadãos brasileiros classificados pelo IBGE como pretos e pardos ocupam só 10% dos cargos de chefia"

(Globo.com.g1- 20/11/2017)

"Também está no dia a dia (...) Aparece em parte do eleitorado, e inclusive, em meios de comunicação . Por exemplo, o caso do Celso Pitta (ex prefeito de São Paulo, já falecido) .Quando apareceu o escândalo dos fiscais, eu lia em alguns lugares escrito, o prefeito negro Celso Pitta. Mas ninguém fala o presidente branco Fernando Collor "

(Terra)

Mas no caso aqui em Salvador, em particular não é problema de questão financeira, diante de pouco recurso para investimento na campanha da candidato do PT , a indicada pelo governador da Bahia, Rui Costa, do PT.

No atual momento as pesquisas estão assim, que não mudarão, a tendência vai continuar nesse ritmo.

Bruno Reis (Dem) 42%

Pastor Sargento Isidório (Avante) 10% candidato negro

Olivia Santana (PC do B) 6% candidata negra

Major Denice Santos (PT) 6% candidata negra

Então se fala tanto de racismo no cotidiano, mas não reflete também o racismo nas épocas de eleição, o porque da rejeição aos candidatos aos cargos mais elevado na politica institucional.Até no senado o só tem um negro. Então o protesto não se estende para uma reflexão maior?

Segundo Rodrigo Vizeu só teve um ineditismo na presidência da república brasileira nesse aspecto. "Há quem o considere nosso único presidente negro, cem anos antes de os Estados Unidos elegem Barack Obama.

Além dos traços miscigenados, Nilo Peçanha teve origem humilde. Embora sua mãe tivesse ascendência na alta sociedade do norte fluminense ,seu pai era pequeno agricultor e padeiro (...)".

inclemente
Enviado por inclemente em 24/10/2020
Código do texto: T7095049
Classificação de conteúdo: seguro