A Doutrina do Anticristo no Brasil

"Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado!"

Gálatas 1:6-8

> Escrevi um artigo tratando das contradições entre o cristianismo praticado por muitos católicos e evangélicos no Brasil e o que encontramos como referência nos ensinamentos de Cristo. Aponto os comportamentos dos mesmos e as citações onde parece vermos o oposto do que praticam ou creem.

Não sou religioso, mas me impressiona como o que creem se pareça muito mais com o seu oposto e como o próprio evangelho parece prever o quanto as pessoas seriam enganadas por falsos Cristos e falsos profetas nos tempos finais.

Sugiro a quem é honesto intelectualmente e cristão considerar esta análise e pensar a quem realmente esta servido e seguindo.

Para quem não é religioso, sugiro a leitura para conhecer ou reconhecer exemplos de como homens ardilosos e mal intencionados são capazes de deturpar e manipular qualquer coisa para obter poder e riqueza.

> A Doutrina do Anticristo

A doutrina do Anticristo seria fundamentada em uma mentira quase perfeita, não sem motivos é de inspiração satânica, sendo o diabo o pai da mentira e um grande homicida.

"Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam ser servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem" - 2 Coríntios 11:13-15

Tal doutrina tem o mérito de ser uma negação completa da doutrina de Cristo, seu oposto e ao mesmo tempo conseguir se passar como o ensinamento verdadeiro de Cristo. Sem dúvidas, não é uma mentira qualquer, mas daquelas que obscurecem e difamam aquilo pelo qual pretendem se passar.

"Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda."

2 Pedro 2:1-3

De uma forma direta, a doutrina do Anticristo é tendência crescente de religiosidade no Brasil que não só toma para si o rótulo de cristã, como também age e crê de uma forma oposta à ensinada por Cristo. E ao fazer isto dá ao cristianismo o significado oposto, fazendo-se crer cristãos quem nada segue ou pratica relacionado a Cristo.

Vejamos alguns aspectos fundamentais desta doutrina:

A) Aspecto cognitivo: Ao promover a obscuridade e a ignorância, facilita a propagação e crença em mentiras e a substituição do cristianismo pelo falso cristianismo. A razão e a verdade são dadas como descrença diabólica, a fé se sobrepõe ao bom senso e a capacidade crítica e reflexiva.

B) Aspecto econômico: ao valorizar dinheiro, carreira e busca de status tal doutrina esvazia o sentido humano e empático das relações para colocar em seu lugar a salvação individual e egoísta mediada pelo sucesso e competição econômica.

Não sem motivo veem com tanta naturalidade que dinheiro sirva para barganhar bênçãos e milagres por meio de campanhas e outros pretextos para extorquir gente simples.

Amar ao próximo é menos relevante do que pagar o dízimo, aliás devolver...

C) Aspecto político: ao valorizar governos fundamentados no ódio, no desprezo por minorias e apologista de violência ele suja suas mãos em injustiças e crimes praticados contra os mais pobres, fracos, perseguidos e injustiçados pelas leis, poderosos e doutores das leis.

Adoram tomar parte no poder, não como cidadãos, mas como aliados de César, tal como os fariseus. Não para defender direitos mas para suprimi-los e sujeitar os não fiéis a seus preceitos religiosos.

Para não falar das vantagens e benefício que gozam da aliança com César: praticar charlatanismo e extorsão como prática religiosa, isenção fiscal, barrar projetos que contrariem seus preceitos religiosos, etc.

D) Aspecto moral: ao aceitar mentiras, contradições e manipulações dentro do seu meio, se tornam hipócritas e promovem a hipocrisia. Ao tomar mentiras e notícias falsas como julgamentos verdadeiros e justos sobre as pessoas e o mundo, eles promovem mentiras e se comprometem com ela. Fazendo dela parte de suas práticas e relações.

Se preocupam com homossexualidade, teoria de gênero, socialismo mais do que a prática do amor ao próximo.

E) Aspecto social: o pobre, os injustiçados, o perseguido, os necessitados são jogados a própria sorte. Eles são responsáveis por seu destino e não caberiam aos homens tentar mudar a vida deles e mudar suas condições de vida.

No máximo alguma caridade constrangida, quando não escondendo proselitismo.

É como se eles fossem os agraciados por Deus por não sofrerem com a miséria, o desalento e a perseguição: Graças a Deus na minha família nunca...

Vou dar alguns exemplos da aplicação da Doutrina de Satanás (veja se alguns exemplos aqui se encaixam na doutrina que você segue) :

* Perseguição e constrangimento da família de uma criança de 10 anos que sofreu estupro e dentro da lei pode exercer seu direito e necessidade de abortar.

* Apoio a políticos insensíveis aos pobres, fracos e injustiçados neste mundo. Não há preocupação com os desvalidos, com vítimas de aborto, crianças abandonadas nas ruas, não faz parte de suas prioridades.

* Se empenharem em contra direito dos homossexuais e praticantes de rituais afro-brasileiros.

* Não se constrangerem em propagar mentiras e falsas notícias, desde que elas os beneficiem e sejam malignas contra os que consideram seus adversários.

* Veem com maus olhos políticos e militantes que buscam promover políticas inclusivas, por direitos, vida digna e respeito aos pobres, discriminados, perseguidos e injustiçados. Não veem incompatibilidade entre ser cristão e apoiar pena de morte.

O que a Doutrina de Cristo realmente defende, em contraposição aos cinco aspectos elencados por letras acima:

A)Aspecto Cognitivo:

"Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira". João 8:44

"Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo".

Efésios 4:25

"Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador".

Colossenses 3:9-10

"Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário;

o mentiroso não permanecerá na minha presença.

Salmos 101:7"

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira"-João 8:44

B) Aspecto Econômico

"Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade". Tiago 3:14

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam".

Mateus 6:19,20

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom". Mateus 6:24

"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?" Mateus 6:25

"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.

E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;

E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.

E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou". João 2:13-17

C) Aspecto Político

"Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?

Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?

Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.

E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?

Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". Mateus 22:17-21

"Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.

Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?" João 18:10,11

"Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?

Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz". João 18:35-37

> Príncipe deste mundo:

'Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim" -João 14:30

"Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás".- Mateus 4:8-10

D) Aspecto Moral

> Hipocrisia:

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.

Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,

E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.

Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.

Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.

Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

Mateus 23:25-33

> Moralismo barato

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Mateus 23:23-25

"Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.

Mateus 23:12-15"

> Julgamento

"Não julgueis, para que não sejais julgados.

Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão" - Mateus 7:1-5

"E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.

E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?

Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra". João 8:4-8

E) Aspecto Social

"Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.

Este é o primeiro e maior mandamento.

E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Mateus 22:37-39

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes" - Mateus 25:35-43

"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa" Mateus 5:1-11

>>> Vejamos agora, o que o Novo Testamento diz sobre falsos profetas:

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

Mateus 7:15-20

"Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro".

1 Timóteo 6:3-5

"No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda".

2 Pedro 2:1-3

"Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo".

Mateus 24:8-13

"Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição"2 Tessalonicenses 2:3

"Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, chegando até a assentar-se no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus" 2 Tessalonicenses 2;4

"No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda."

2 Pedro 2:1-3

>> Conclusão

Muitas e muitas outras passagens poderiam ser citadas aqui que mostram que muito do que se prega por aí e é chamado de cristianismo ou de cristão, são opostas ao que encontramos como ensinamentos de Jesus.

Tem razões para acreditar que se alguém realmente crer no cristianismo e ser honesto intelectualmente perceberá que não só muitos que se denominam como cristãos pouco ou nada seguem de Cristo, como também seguem doutrinas que se seriam o oposto do que ele pregou.

No tempos de atuais podemos observar as pregações e templos que parecem erguidos e consagrado a Mamon. O individualismo e o egoísmo graçam a vontade e sem constrangimento entre os que se dizem cristãos. O dinheiro tem valido mais que a espiritualidade e o amor ao próximo.

O amor tem esfriado e grandes tragédias e coisas assombrosas tem se avolumado por estes tempos. Crenças contrárias a Cristo não se encontram somente nos espaços não-religiosos, mas dentro das igrejas e daqueles agem como portadores da vontade de Deus.

A aliança entre o poder do Estado e lideranças "cristãs", contaminado esta com seus vícios e ameaçando a liberdade e os direitos dos demais mostram o quanto de Cristo nada há tem ali. Basta olharmos os frutos e as fortunas acumuladas. Basta ver o nível de seu rebanho em relação ao amor ao próximo e a sensibilidade com os mais fracos.

Espalham mentiras e notícias falsas, falam do que não sabem ou tem ciência, como se autoridade tivessem.

Não pertenço a nenhuma denominação ou sigo alguma religião, mas recomendo a quem se leva a sério e se diz cristão a examinar cuidadosamente estas questões.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 18/08/2020
Reeditado em 18/08/2020
Código do texto: T7039657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.