Saara ocidental: Marrocos e Argélia

Depois que o Presidente argelino, Taboun declarou estar aberto para superar a crise com Marrocos, na margem de uma entrevista, após a sua eleição como novo presidente 2019, em relação ao diferendo, em torno do saara ocidental, 1975.

A questão, se é o início da normalização das relações entre os dois países?

Apesar de muitas iniciativas lançadas pelo Marrocos, visando a normalização das relações com a vizinha Argélia, o povo do Palácio El Mouradia continua a adotar a mesma abordagem hostil contra o Marrocos.

Mesmo com a mudança do Presidente argelino, Bouteflika e a nomeação de Taboun, a questão da normalização das relações surge novamente, porque preocupa a opinião pública, a suspensa e o bloqueio das fronteiras entre os dois países desde épocas, cuja hostilidade um dogma do regime argelino.

A última saída que confirma essa crença é do novo presidente da Argélia, Abdel Majid Taboun, declarando num entrevista à França 24 que a Argélia.

"Não tem problemas com nossos irmãos marroquinos, mas parece que eles que têm um problema conosco"!, Presidente argelino, 2019.

Esta declaração do Presidente Taboun contradiz o que já tinha declarado, após a sua nomeação, quando ele disse que não abriria as fronteiras com Marrocos, exceto depois que Rabat se desculpasse da Argélia!

O presidente Taboun, diante de tudo isso, continua ignorando todas as iniciativas marroquinas, as mais recentes, do rei de Marrocos, quando declarou que o Marrocos estende a sua mão para a Argélia para virar a página da disputa entre os dois países. O que foi confirmado na entrevista no dia seguinte.

"Seu país está aberto a qualquer iniciativa para superar a crise com o vizinho Marrocos ".

O presidente argelino, Taboun continua a veicular uma opinião, com alguma esperança para uma possível mudança no regime argelino, tendo em vista normalizar as relações com Marrocos

"Se existe alguma iniciativa dos irmãos marroquinos para superar a tensão, certamente vai ser acolhida, podendo lançar essa iniciativa para acabar com esses problemas!".

Sobre o futuro das relações entre os dois países, Taboun, presidente argelino sublinhou neste sentido, até agora, a tensão ainda continua verbal, considerando que os irmãos marroquinos passaram para outro estágio, esperando que as coisas parem nesse ponto ...

Na verdade, diante de tudo isso, a voz da razão que deve ser sempre a mais alta nas relações entre os dois países!.

Por outro lado, o presidente da Argélia, quando questionado sobre as atuais informações da decisão de seu país estabelecer duas bases militares nas fronteiras com Marrocos, considera como uma resposta a um projeto, semelhante ao de Rabat.

"Não posso confirmar nem negar isso!". Presidente da Argélia.

Finalmente, perante todas essas declarações que revelam alguma mudança na posição de Tabun, a questão é de saber se até agora existe uma legítima vontade, para virar a página do passado entre os dois países e entrar em uma normalização real, acabando com a disputa e hostilidade, respondendo à voz da razão.

Aproveitando, como base a mensagem de felicitação, anteriormente, enviado ao presidente Tabun, após a sua nomeação, como presidente da Argélia, dezembro de 2019.

"Abrir uma nova página nas relações entre os dois países, com base na confiança mútua e no diálogo construtivo", Discruso real. 2019.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário-Raba- Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 05/07/2020
Código do texto: T6996531
Classificação de conteúdo: seguro