Autoritarismo "Democrático"

Antoni BigCuore*

Data: 08.06.2020, 2ª feira, às 10:56 hrs.

Local: SP.SP.

___________________________________________________

“A sociedade brasileira deve sair da polarização, tendo como norte a democracia, sob pena de perpetuarmos o impasse pelos próximos dois anos e meio, além de corrermos o perigo de nele permanecer por mais quatro anos, seja sob a égide da extrema direita, seja da extrema esquerda.

Estamos vivendo um processo semelhante ao da Venezuela chavista, só que de sinal trocado.”(cf. Denis Lerrer Rosenfield, Prof. De Filosofia na Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul.(UFRGS. Artigo no Estado de 08.06.2020, 2ª feira, cujo título é: O Caminho do Arbítrio).

____________________________________________________

Goebel, braço direito de Hitler, disse certa vez que: “uma mentira dita 1000 vezes se torna uma verdade”.

Assim tem agido o “gabinete do ódio”, dizendo-se democrata quando todo mundo sabe que o sr. presidente é autoritário e, não admite, ninguém, (nem mesmo “generais”) acima dele!!! Pasmem!

Brilhante artigo do professo Denis, no Estadão de hoje, onde nos alerta sobre o perigo que corre a democracia brasileira. Ele nos compara ao o que acontece na Venezuela, com as suas milícias.

O “inquilino” atual do planalto vai devagarinho dando sinais de que seu desejo é mesmo formar uma espécie de milícia, quando afirmou que “o povo deve ser armado para não ser escravizado”.( ele se esqueceu de que, de acordo com a atual Constituição, as Forças Armadas, são uma Instituição de Estado e não de Governo e não permitirá que isto ocorra).

Do jeito que o clima político brasileiro se encontra, armar o povo é uma verdadeira LOUCURA, uma tentativa de se criar “uma guerra civil”.

Gente de bem, vamos nos UNIR EM TORNO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIRETO. É a única solução!.

Radicalismos de esquerda ou de direito é a mesma droga. Temos de nos concientizar de que na democracia, a Constituição está acima de tudo e que os poderes são limitados e circunscritos ao que diz a Carta Magna.

O S.T.F. é o guardião da Constituição, cabendo a ele a palavra final. É assim que funciona em qualquer estado que se diz democrático e de direito. Nos Estados Unidos é a Suprema Corte quem decide (não briga de partidos) se tal lei é constitucional ou não.

No Brasil, o que aconteceu é que o Legislativo não cumpre seu papel adequadamente e, com isto, suscitou a chamada “judicialização da política”, quase que obrigando o S.T.F. a legislar.

Chega de polarização!. Isto só vai nos empobrecer ainda mais!. Vamos pensar no futuro de nossos filhos e netos. Vamos PENSAR NO BEM COMUM DO BRASIL!!!.

Como diz o ditado latino: “virtus est médium” a virtude está no meio e não nos extremos. Que tal repensar as nossas atitudes individuais e colocar a TOLERÂNCIA como a “idéia força” que nos impulsione ao bem de todos os brasileiros?

REFORMA POLÍTICA JÁ, com a introdução do PARLAMENTARISMO COM VOTO DISTRITAL MISTO,(semelhante ao que existena Alemanha) e cláusula de barreiras. Entendo como o melhor caminho para enfrentar as crises políticas.

Em tal regime, o Presidente é eleito normalmente pela via direta e sendo o Chefe do Estado. O Primeiro Ministro cuida da administração do País. É o regime vigente nas maiores democracias do mundo moderno!

_________________________________________________

(*) autor é escritor e comunicador do evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) com leitores em todos os Continentes do Planeta.

__________________________________________________